No mês que o Pix começa a funcionar, WhatsApp Pay deve começar a funcionar.
O presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, anunciou durante coletiva de anúncio do balanço financeiro da credenciadora que o sistema de pagamento do Facebook no WhatsApp deve começar a funcionar no Brasil já em novembro de 2020. O executivo, no entanto, não informou se o lançamento ocorrerá antes ou depois do dia 16 de novembro de 2020.
No dia 16 de novembro de 2020 o Pix do Banco Central entra em funcionamento pleno, tal sistema vai permitir que os brasileiros enviem e recebam dinheiro instantaneamente, independente do dia e do horário.
Como a processadora de pagamentos do Facebook no Brasil será a credenciadora Cielo, a tendência é que o WhatsApp Pay seja integrado ao Pix do Banco Central, visto que a adquirente é uma das instituições habilitadas para utilizar o sistema instantâneo do órgão regulador.
Se o sistema de pagamento do WhatsApp for integrado ao Pix a tendência é que o serviço tenha pagamentos instantâneos no Brasil, não ficando mais limitado a utilização de cartões de crédito e débito.
Para as pessoas físicas os pagamentos pelo WhatsApp serão gratuitos, mas serão limitados a R$ 1 mil por transação e, no máximo, 20 pagamentos por dia, não devendo ultrapassar os R$ 5 mil em pagamentos no mês. A desvantagem é que as pessoas físicas só poderão enviar e receber pagamentos usando um cartão de débito.
Já as pessoas jurídicas poderão enviar e receber pagamentos com cartão de débito e crédito, mas, em contrapartida, terão que pagar taxa de 3,99% sob cada pagamento recebido.
Inicialmente, o sistema de pagamento do WhatsApp só permitirá a utilização de cartões de crédito, débito e múltiplo das seguintes instituições: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A Cielo e o Facebook, no entanto, informaram que pretendem facilitar a entrada de novos parceiros no futuro, visto que essa foi uma das principais críticas do Cade (Conselho de Administrativo de Atividade Econômica).