Validade da pré-autorização no cartão de crédito



Saiba quanto tempo em média a pré-autorização do cartão de crédito pode durar.

Em alguns estabelecimentos é comum que seja feita a pré-autorização de um pagamento no cartão de crédito, o valor fica como garantia. Em reserva de hotéis, por exemplo, dificilmente você conseguirá fazer um check-in em um hotel sem deixar parte do limite de crédito como garantia. Neste artigo nós explicaremos qual é a validade da pré-autorização, ou seja, quanto tempo o seu limite pode permanecer bloqueado pelo estabelecimento.

Pré-Autorização no Cartão

Saiba como funciona a pré-autorização de compra no cartão de crédito, débito ou pré-pago, veja também por quanto tempo o seu limite permanecerá bloqueado.

Não existe validade de pré-autorização, o mais comum é que o bloqueio ocorra durante o período da estadia (no caso de hotéis, por exemplo); o período em que o valor ficará bloqueado depende da efetiva necessidade do estabelecimento e/ou período da reserva. Ao final da estadia o estabelecimento deve realizar o cancelamento da pré-autorização ou então a efetiva cobrança até o valor que foi bloqueado do limite.

A pré-autorização é apenas um bloqueio temporário do limite, ela não possui prazo mínimo ou máximo, pois varia de acordo com a necessidade de quem realiza o bloqueio.

Cabe lembrar que não são todas as empresas que conseguem gerar uma pré-autorização, esse tipo de cobrança é mais comum em hotéis, locadoras de veículos, imobiliárias e em alguns sites de compras pela internet; é preciso que o modelo de negócio seja compatível com esse tipo de procedimento. A vasta maioria dos empreendedores só possuem duas opções: registrar ou não a cobrança no cartão de crédito.

Ao final da reserva certifique-se de confirmar que o estabelecimento fez o pedido de desbloqueio da pré-autorização. Em alguns cartões pode demorar alguns dias após o desbloqueio para que o valor da pré-autorização volte para o limite de crédito.

Para quem tem o limite baixo, a pré-autorização pode ser um grande problema caso não tenha outro meio de pagamento, pois o valor bloqueado pelo estabelecimento não pode ser utilizado em novas compras, pois está pedente de confirmação (ou não) de cobrança.

Caso considere que o estabelecimento fez uma pré-autorização indevida no seu cartão ou esqueceu de suspender o bloqueio de limite ao final da estadia/locação ou tentativa de compra, entre em contato com a administradora do seu cartão e registre uma queixa contra o estabelecimento para que seja analisada a possibilidade de anulação da pré-autorização.