Usar MercadoLivre para sacar dinheiro do próprio cartão é ilegal



Muitas pessoas estão utilizando sites como MercadoLivre, MercadoPago, PagSeguro, etc, para burlar o sistema e sacar dinheiro do próprio cartão de crédito, o que é ilegal! Nesta matéria explicaremos o porquê você não deve utilizar essa opção para fazer retirada de recursos. É sabido que a retirada de recursos por via tradicionais (saque no caixa eletrônico ou empréstimo pela central de atendimento do cartão) cobram taxas e juros abusivos, mas o saque irregular pode gerar mais transtornos do que se imagina.


Site de compra – Caso o site no qual a falsa compra foi feita para sacar dinheiro do próprio cartão de crédito descubra a fraude ele pode bloquear o valor por tempo indeterminado até que o setor de segurança investigue o que está acontecendo, com isso, o cartão na qual a compra foi realizada pode gerar a fatura para pagamento por algo que não recebeu.

Mas, se tudo der certo, o dinheiro não será liberado imediatamente após o pagamento. Na maioria dos sites a liberação ocorre entre 14 e 90 dias após a data da compra ou até que a contraparte faça a avaliação da compra e, assim, libere o pagamento.

Riscos:

  • Ter a conta no site bloqueada por fraude;
  • O valor ser lançado para pagamento na fatura do cartão de crédito, mas a “suposta” venda não ser liberada para saque. Caso você conte com a liberação para pagar a fatura pode ser surpreendido negativamente com a cobrança de juros e outros encargos por atraso;
  • Ter o cartão de crédito cancelado unilateralmente pela administradora por fraude financeira;
  • Corre o risco de ter o valor da transação bloqueado por tempo indeterminado até o retorno do site e/ou administradora;
  • O valor da transação pode ser estornado para o cartão de crédito e, em alguns casos, demorar até três meses para constar na fatura;

Geralmente os cartões de crédito possuem dois limites de crédito: um para compras (à vista ou parcelada) e outro que serve exclusivamente para retirada nos caixas eletrônicos. O limite para saque é, normalmente, bastante inferior ao disponível para compras, isso porque os juros são altos.

O Itaucard é, atualmente, o único cartão de crédito do mercado que, promocionalmente, oferece o primeiro saque nacional do mês (nos ATMs do Itaú) sem a cobrança de juros, você só pagará a tarifa do saque e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).