Transação não autorizada no Cartão de Crédito



Caso a mensagem de “transação não autorizada” seja apresentada no momento do pagamento o titular deve entrar em contato com o emissor do cartão para reconhecer a transação e efetuar uma nova tentativa.

Já falamos aqui no Cartão a Crédito sobre os motivos que podem levar a recusa de uma ou mais transações, neste artigo explicaremos o que fazer caso uma transação não seja autorizada pela administradora do cartão de crédito. O cliente que se sentir prejudicado pode até entrar com um processo na justiça caso considere que houve má-fé do emissor do cartão.

A nova tentativa só não pode ser feito caso o bloqueio tenha sido originado por algum motivo abaixo:

O que fazer caso a transação não seja autorizada no cartão de crédito

Passo a passo:

1 – Peça para que uma nova tentativa seja efetuada – Às vezes a compra pode ter sido recusada por causa de um problema na maquininha. Peça para que o estabelecimento tente processar a transação mais uma vez e, se possível, utilizando outra maquininha.

2 – Entre em contato com o emissor do cartão – Caso o emissor não ligue no seu celular no momento da compra – algo comum quando a compra não é autorizada por suspeita de fraude – entre em contato com a central de atendimento do banco emissor do seu cartão, cujo número de telefone está no verso do cartão.

3 – Caso não tenha outra forma de pagamento considere processar a administradora, dependendo do motivo da recusa. Por exemplo, se houver limite no cartão e a compra não for autorizado mesmo você entrando em contato com a central de atendimento.

É por essas e outras que é sempre bom ter uma forma de pagamento alternativa, que pode ser dinheiro em espécie ou outro cartão de crédito ou débito. Nunca conte com apenas um meio de pagamento, pois ele pode lhe deixar na mão caso ele não funcione.

Quando um cliente contrata um cartão de crédito ele está contratando um serviço. A administradora pode ser responsabilizada caso haja falha nessa prestação de serviço. Se o cliente tem limite aprovado e está com todos os pagamentos em dia, não há porque a administradora recusar a transação, a não ser que seja um bloqueio temporário por segurança, cujo desbloqueio é efetuado imediatamente após o cliente reconhecer a tentativa de compra.