O adicional/dependente não pode ser responsabilizado pelas compras realizadas no cartão de crédito. Caso considere que ele agiu de má-fé deverá procurar a justiça para tentar responsabilizá-lo perante a administradora.
Um titular de um cartão de crédito pode contratar até 5 cartões adicionais para compartilhar o limite de crédito. O titular é responsável, solidariamente, por todas as compras realizadas com os cartões adicionais, em caso de inadimplência é o nome do titular que será enviado para os órgãos de proteção ao crédito como SCPC ou SERASA. Nesta matéria esclarecemos a dúvida do Dionata Aguiar, ele é de Itapuranga-GO: “Eu fiz um cartão adicional para meu cunhado, mas ele não pagou as compras, é possível jogar as dívidas para o nome dele?”.
Dependente não é responsável pelo pagamento
Caro Dionata, infelizmente isso não será possível, pois o adicional não possui nenhum vínculo contratual com a administradora, pois ele é considerado como um DEPENDENTE do titular. Neste caso, você colocou seu cunhado como dependente e se solidarizou com o pagamento de suas despesas.
Para se ter uma ideia, até um menor de dezoito anos pode obter um cartão de crédito adicional.
O que você pode fazer é procurar a justiça para – quem sabe – jogar a responsabilidade da dívida para ele, mas isso é muito difícil, visto que ele não contratou o produto.
O ideal é que só seja feito um cartão adicional para alguém que é, realmente, dependente do titular. O que vejo muito por aí é gente fazendo cartões adicionais para ajudar amigos, vizinhos, parentes de segundo grau, etc.
As compras realizadas pelo adicional são lançadas sempre na mesma fatura do titular. Na hora de pedir um adicional a administradora não faz nenhuma análise de crédito, pois essa pessoa compartilhará o seu limite de crédito, portanto, não há análise de risco.
Características dos cartões adicionais:
- São dependentes do cartão titular;
- Em alguns casos precisam pagar anuidade;
- As compras dos adicionais são sempre lançadas na fatura do titular;
- O limite do titular é compartilhado com os adicionais. Se quiser o dono do cartão pode limitar o gasto de cada cartão;
- Em caso de inadimplência é o nome do titular que é enviado ao SCPC ou SERASA (dos adicionais NÃO!);
- Para responsabilizar o adicional pelas compras realizadas só procurando a justiça.