Consumidores viram colecionadores de cartões de crédito e colocam em risco a saúde financeira. Para de desperdiçar dinheiro com tarifas!
Cresce cada vez mais o número de clientes que possuem mais de dois cartões de crédito, há clientes que chegam ao caso extremo de ter mais de 10 cartões de crédito na carteira, o que mostra o desequilíbrio dos consumidores que, muitas vezes, desperdiçam um valor significativo com anuidades, seguros e outras tarifas para a manutenção da coleção de plásticos.
Diferentemente do que se possa imaginar, a maioria dos clientes que possuem uma carteira recheada de cartões não são ricos, muito pelo contrário, a maioria são consumidores de baixo poder aquisitivo, o que revela o desequilíbrio.
O excesso de ofertas aliado a facilidade de solicitação tem contribuído para o aumento do número de consumidores com excesso de crédito. Há clientes que estão tão endividados que todo o dinheiro que recebem são utilizados para pagar faturas de cartões de crédito.
Caso tenha muitos cartões é provável que você esteja VICIADO no preenchimento de propostas. Ter muitos cartões não significa que você tem mais dinheiro, pode ser o contrário.
DESVANTAGENS DO EXCESSO DE CARTÕES
- Endividamento – No pagamento com cartões o cliente não tem a sensação de que está gastando muito dinheiro, ele só tem a dimensão do quanto foi gasto quando recebe a fatura dos cartões de crédito.
- Inadimplência – Ter muitos produtos financeiras aumenta a probabilidade do consumidor se tornar inadimplente não apenas por falta de dinheiro, mas também por esquecimento de pagar até o vencimento. Vários consumidores já tiveram o nome negativado por esquecer de pagar a fatura até o vencimento.
- Dificuldade de controle financeiro – Um ou dois cartões são fáceis de gerenciar. O consumidor que possui mais de dois cartões encontrará dificuldade para fazer o gerenciamento financeiro.
- Anuidade – embora hajam cartões sem anuidade, a maioria dos cartões de crédito cobram anuidade, o que faz com que o consumidor “desperdice” dinheiro com tarifas.
- Deixa de centralizar o acúmulo de milhas – O cliente que tem muitos cartões também deixa de ganhar milhas em um cartão de crédito. No final das contas ele acaba tendo pontos divididos em vários cartões, o que impede a utilização deles, pois nunca o titular consegue pontos suficientes para o resgate, deixando-os expirar.
- Dificulta o acesso ao crédito – Os bancos e instituições financeiras podem acessar o Registrato ou SRC do Banco Central, através dele poderá ser consultado o quanto de limite você tem disponível em outras instituições financeiras. O excesso de crédito (de acordo com a sua renda) poderá dificultar o acesso a novos produtos financeiros no futuro.
Nós acreditamos que 2 cartões de crédito já é mais do que suficiente! Ter vários cartões só faz com que o usuário desperdice dinheiro com tarifas, além de dificultar o controle financeiro.
Quer uma vida financeira saudável? Então comece cancelando os produtos financeiros que não utilize, isso inclui cartões, seguros, contas com tarifas de manutenção, proteções financeiras, etc.