Inadimplência com terceiros pode SIM ocasionar no cancelamento de um cartão de crédito por desinteresse comercial. As administradoras realizam análises periódicas de crédito para reduzir o risco de inadimplência.
Pergunta do leitor: “Tenho uma dívida de cheque especial com o Banco Itaú, essa semana o banco enviou meu nome para o Serasa. O que quero saber é se o meu cartão de crédito do Banco Bradesco pode ser cancelado por causa do meu nome estar sujo?“
Olá leitor! Vamos esclarecer alguns pontos:
- A sua dívida é com um terceiro;
- Seu nome está negativado, isto é, inscrito no cadastro de inadimplentes do SCPC e SERASA;
- As administradoras de cartões realizam análise de crédito periódicas;
Caso o cartão de crédito seja do mesmo grupo para o qual está devendo, exemplo: deve para o Banco Itaú e tem um cartão Itaucard (empresa do mesmo grupo), neste caso é quase certo que o seu cartão de crédito será cancelado por desinteresse comercial caso a dívida não seja negociada.
A princípio ter dívida com outras empresas não afeta o cartão de crédito no qual você segue realizando todos os pagamentos de forma pontual. Todavia, a maioria das administradoras passaram a realizar análises de crédito periódicas nos atuais clientes para diminuir o risco de inadimplência, assim, seu cartão de crédito PODE SIM ser cancelado por conta do seu CPF estar negativado, mas isso não é muito comum, dependerá da política da administradora.
Caso você negocie a dívida, seu nome sairá dos órgãos de proteção ao crédito e, consequentemente, não afetará muito o seu score de crédito. Mas se a dívida demorar a ser negociada a sua pontuação no score será reduzida consideravelmente, o que poderá lhe prejudicar em caso de uma re-análise.
É importante salientar que os bancos e administradoras de cartões de crédito podem cancelar o plástico a qualquer momento, basta dizer que NÃO TEM MAIS INTERESSE COMERCIAL, tal cláusula consta no contrato da grande maioria dos cartões de crédito. Procure na internet “cancelamento de cartão de crédito por desinteresse comercial” e você ficará surpreendido com a quantidade de resultados.
Caso o banco tenha uma política de crédito restrita, pode cancelar cartões de clientes caso na análise periódica de crédito seja constatado que o CPF está incluso no cadastro de inadimplente (SCPC ou SERASA, por exemplo).