Os bancos tentam vender seguros e proteções aos titulares de cartões de crédito, a aquisição desses produtos é opcional.
Ao fazer um cartão de crédito é comum que os bancos e administradoras tentem empurrar diversos produtos e serviços financeiros, tal como o seguro perda e roubo, proteção financeira, assistência odontológica, dentre outros. Muitos clientes acabam aceitando esse tipo de serviço achando que ele é obrigatório, principalmente o seguro contra perda e roubo.
Custa apenas X centavos por dia – Para vender a maioria dos atendentes usa o mesmo argumento: “Essa proteção importante custa apenas X centavos por dia. Vamos ativar essa proteção importante senhor?“, mas quando fazemos as contas percebemos o quão significativo é aquele valor, um seguro com mensalidade de R$6,99, custa apenas 23 centavos por dia, mas gera uma despesa de R$83,88 por ano, acrescente a esse valor a tarifa que já paga de anuidade, verá o quanto economizará caso mantenha esses serviços desativados e opte por um cartão de crédito sem anuidade.
Serviços OPCIONAIS que já são oferecidos por administradoras de cartão de crédito:
- Seguro Perda e Roubo;
- Proteção Financeira;
- Plano Odontológico;
- Título de Capitalização;
- Seguro contra fraude;
- Seguro com cobertura em caso de falecimento do titular;
- Seguro de perda de poder econômico;
- Seguro viagem;
- Seguro contra perda e extravio de bagagem;
- Serviço que dobra os pontos de fidelidade mediante o pagamento de uma taxa;
São diversos os seguros, serviços e proteções financeiras que são ofertados no cartão de crédito. Todos eles são considerados OPCIONAIS, nenhum cliente é obrigado a contratá-lo e, caso já possua o serviço, poderá cancelá-lo a qualquer momento, basta entrar em contato com o SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) ou Central de Atendimento da Administradora.
Seguro Perda e Roubo e Proteção contra Fraude – Até esse tipo de seguro é considerado OPCIONAL. Ele é dispensável já que em caso de fraude a responsabilidade sempre vai recair sobre a administradora, pois o cliente não é obrigado a pagar por algo que não comprou, a segurança do método de pagamento é uma responsabilidade da administradora.
No momento da contratação do cartão de crédito o cliente pode optar por contratar ou não um seguro opcional, a sua decisão deve ser respeitada. Ao entrar em contato via telefone com a administradora é quase inevitável receber uma oferta desse tipo de produto, pois a maioria dos atendentes são treinados para isso.
Se, ocasionalmente, esse produto tiver sido contratado sem a sua autorização, faça uma reclamação no SAC, Ouvidoria e até no Banco Central se for necessário, mas exija a devolução do valor pago indevidamente.