Para reduzir inadimplência e evitar cortes, RGE passa a aceitar novos meios de pagamento.
A RGE (Rio Grande Energia) – concessionária responsável pela energia elétrica em vários municípios do Rio Grande do Sul e que pertence ao Grupo CPFL Energia – anunciou nesta semana que facilitará o pagamento de contas em atraso para, assim, evitar o corte do fornecimento de energia elétrica daqueles consumidores que estão inadimplentes. De acordo com a concessionária, os clientes que possuem débitos em atraso agora podem realizar parcelar débitos no cartão de crédito, bem como usar o auxílio emergencial do Governo Federal.
As contas com atraso terão a seguinte identificação “Vamos juntos evitar o corte?”, lá o consumidor conseguirá visualizar os novos meios disponíveis para quitação, bem como obter informação sobre a possibilidade de aderir a Tarifa Social, que barateia o custo da energia elétrica caso a unidade consumidora se enquadre nos critérios de subsídio do Governo Federal.
Além do parcelamento em até 12x no cartão de crédito, os clientes ainda poderão pagar utilizando o auxílio emergencial do Governo Federal, bem como à vista no cartão de débito. Caso o consumidor queira aderir ao parcelamento ou as novas condições de pagamento bastará acessar a conta de energia pelo site da concessionária, entrar em contato com a central de atendimento da RGE ou então procurar um posto de atendimento da empresa.
Desde 2020 a RGE vem incentivando os consumidores que têm direito a Tarifa Social a aderirem a modalidade para baratear a conta de energia elétrica, só em 2020 foram mais de 150 mil novos clientes cadastrados no segmento, o que representa um aumento de 37% em relação a 2019.
Caso o consumidor tenha uma conta de energia com risco de corte no fornecimento, ele receberá a conta (digital e impressa) com uma mensagem destacada em vermelho para estimular a negociação do débito e, consequentemente, evitar o desligamento do fornecimento por inadimplência.