Ao pagar a fatura do cartão de crédito muitos titulares ficam ansiosos esperando a baixa no pagamento para que o limite comprometido possa ser liberado para utilização em novas compras. Na maioria dos casos a identificação do pagamento ocorre já na manhã do dia útil seguinte ao pagamento do boleto, mas há casos em que a fatura pode demorar até 3 dias úteis para ser identificada pela administradora, entenda.
O mais comum é o prazo de 1 (um) dia útil, assim, caso a sua fatura seja paga na segunda-feira, o pagamento deve ser identificado logo nas primeiras horas da manhã da terça-feira (dia útil seguinte). Quem paga na sexta-feira, tem o pagamento identificado na manhã da segunda-feira, e assim por diante.
O grande problema é que há casos em que a identificação do pagamento pode demorar até 3 (três) dias úteis, geralmente esse tipo de atraso ocorre devido ao meio em que o boleto foi pago e/ou validação manual realizada por algumas administradoras.
Embora a identificação do pagamento ocorra em, no máximo, 3 dias úteis, o mesmo não podemos dizer da liberação do limite para novas compras. Há algumas administradoras que chegam a demorar até 5 dias úteis para disponibilizar o limite para utilização em novas compras após o pagamento da fatura.
Caso precise do limite com urgência, no dia útil ao pagamento da fatura entre em contato com a administradora para verificar a possibilidade de liberação antecipada do limite de crédito. Há casos em que o administrador do cartão poderá lhe conceder um aumento de limite temporário para a realização de uma determinada compra (também conhecido como limite de emergência).
Note que o emissor do cartão de crédito não é obrigado a lhe conceder um limite emergencial de crédito, mas a maioria das administradoras acabam concedendo a linha temporária de crédito após o cliente entrar em contato reclamando da demora na compensação do pagamento, isso porque o emissor tem como verificar se o boleto da fatura já foi ou não pago, mesmo que o sistema ainda não tenha dado baixa no pagamento.
Para agilizar a identificação do pagamento o ideal é pagar a cobrança no mesmo banco emissor da fatura, por exemplo, caso seu cartão seja Itaucard, pague a fatura no Banco Itaú; se o cartão for Bradesco, dê preferência para o pagamento no Bradesco, etc. Essa dica vale independente da forma de pagamento que pode ser presencialmente na agência, internet banking ou caixa eletrônico da instituição.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…