Cartão de Crédito

Procon não concorda com preços diferentes no dinheiro e no cartão

O PROCON (Fundação de Proteção ao Consumidor) não concorda com a medida provisória publicada pelo Governo Federal nesta terça-feira (27), ela permite que os estabelecimentos diferenciem os preços de acordo com a forma de pagamento. O Procon acredita que o custo dos meios de pagamento deve estar embutido no valor dos produtos e não pode ser repassado ao consumidor, pois o cartão de crédito é considerado como pagamento à vista.

A preocupação do órgão de defesa do consumidor é que a medida faça com que as lojas cobrem mais caro quem paga com cartões. Diferentemente do que o governo acha, o Procon não acredita que os preços aos consumidores devem cair, na verdade o que deve acontecer é o sobrepreço nos consumidores que usam cartões para pagamento. Os preços devem continuar na mesma, pois os estabelecimentos devem apenas subir o valor para quem paga com o dinheiro de plástico.

A diferenciar os preços pela forma de pagamento é uma atitude discriminatória. O estabelecimento que se propõem a aceitar cartões deve vender seus produtos pelo mesmo valor, independente da forma de pagamento, desconto para pagamento à vista deveria, portanto, valer para quem compra com cartão. A medida provisória do Governo Federal acaba com um dos direitos dos consumidores.

Além disso, outra preocupação do órgão é quanto a segurança. A lei pode fazer com que muitos consumidores voltem no tempo e passem a realizar pagamentos em dinheiro, algo que coloca em risco os cidadãos.

Segundo o Procon do Amazonas, a Medida Provisória que permite a diferenciação de preços pela forma de pagamento viola descaradamente o artigo 39, inciso V, da Lei 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), fazendo que o consumidor seja penalizado duplamente.

A medida provisória é uma das ações do governo para reaquecer a economia. Segundo a União, a diferenciação de preços permitirá a redução dos custos aos consumidores e aos estabelecimentos, pois as empresas de cartão terão que reduzir as taxas cobradas para conquistar as vendas de outras formas de pagamento mais baratas, tal como, dinheiro e boleto bancário, por exemplo.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Samsung Wallet facilita o transporte e turismo nas Olimpíadas com novas funções

Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…

9 meses atrás

Como pagar boleto no cartão de crédito do Nubank

Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…

10 meses atrás

Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí

Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…

10 meses atrás

Como fazer um Pix no Nubank pelo cartão de crédito

Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…

10 meses atrás

Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito

Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…

10 meses atrás

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

2 anos atrás