Dúvidas

Preciso declarar compras no cartão de crédito no Imposto de Renda?

Contribuinte pode informar as dívidas do cartão de crédito no Imposto de Renda na seção dívidas e ônus da declaração.

Para quem não está isento de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), todo ano é necessário reunir os documentos para prestar as contas para o Leão. Já explicamos aqui que a Receita Federal faz o cruzamento dos dados dos cartões de crédito com as declarações por meio da DECRED (Declaração de Movimentações de Cartões de Crédito e Dinheiro), hoje vamos esclarecer a necessidade de informar os dados do cartão de crédito na declaração.

O contribuinte não precisa informar os dados do cartão de crédito na declaração. Mas, se quiser, o contribuinte pode informar o saldo devedor junto à administradora, para informar o valor da dívida no dia 31 de Dezembro do ano-base da declaração.

Transações bancárias e com cartões de crédito acima de R$ 2 mil por mês já são informados a Receita Federal do Brasil (divulgação)

Informar o saldo devedor no cartão de crédito só é recomendado para quem possui um saldo devedor significado junto à administradora, para que só usa o cartão de crédito para compras as coisas do dia a dia, não se faz necessário informar o saldo devedor do cartão de crédito.

O que é o saldo devedor do cartão de crédito – Para fins de imposto de renda o saldo devedor do cartão de crédito é o valor total que você deve a administradora no dia 31 de Dezembro do ano-base da declaração. Entram na conta as compras parceladas, saldo financiado, saldo devedor e qualquer outra despesa junto ao cartão de crédito.

As operadoras de cartões de crédito não enviam o informe de rendimento/ônus para o contribuinte, é por isso que pouca gente declara o saldo devedor no cartão de crédito na seção “dívidas e ônus” no imposto de renda.

O Cartão a Crédito considera que a prestação desse tipo de informação é opcional, visto que a Receita Federal não exige (e não existe) o “informe de ônus” das operadoras de cartões.

Por causa do cruzamento das informações entre as empresas de cartões e a Receita Federal, na prática o Fisco já sabe o quanto você gasta no cartão de crédito. Hoje em dia até mesmo as empresas de cartões de débito e pré-pago já são obrigadas a prestar contas à Receita Federal caso o gasto mensal do consumidor ultrapasse R$ 2 mil por mês.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Samsung Wallet facilita o transporte e turismo nas Olimpíadas com novas funções

Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…

9 meses atrás

Como pagar boleto no cartão de crédito do Nubank

Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…

9 meses atrás

Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí

Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…

10 meses atrás

Como fazer um Pix no Nubank pelo cartão de crédito

Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…

10 meses atrás

Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito

Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…

10 meses atrás

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

2 anos atrás