Ao abrir uma conta bancária, seja ela, conta corrente, poupança, salário ou de investimentos, o consumidor recebe um Cartão de Débito, ele serve para que o correntista movimente a sua conta, permitindo também a realização de compras em estabelecimentos credenciados a bandeira emissora. O grande problema é que muitos consumidores acabam confundindo-o com o cartão de crédito.
Não é possível parcelar uma compra com Cartão de Débito pois o valor da transação será deduzido automaticamente do saldo da sua conta no momento em que a transação é efetuada.
Exemplo: Se você adquirir um produto de R$ 100 com o cartão de débito, esse valor será descontado do seu saldo bancário da conta vinculada ao cartão, dessa forma não é possível parcelar, pois toda compra é subtraída do saldo bancário.
Crediário no Cartão de Débito
O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Itaú recentemente passou a permitir o parcelamento de compra também através do cartão de débito, tal atitude só é possível utilizando a função CREDIÁRIO, que permite o financiamento de suas compras.
O crediário, também conhecido como carnê, é uma modalidade de pagamento no qual o cliente pode parcelar suas compras em até 48 vezes (com juros). Mas também já há instituições que estão permitindo o parcelamento em até 54 ou 60 vezes em estabelecimentos de material de construção.
Caso compre na função crediário será possível parcelar a sua compra no cartão de débito, porém é importante salientar que o cliente só conseguirá utilizar essa funcionalidade se tiver um limite pré-aprovado na instituição.
Diferentemente do cartão de crédito, todo parcelamento feito na função crediário tem juros, isso porque se trata de uma opção de financiamento. A única vantagem do crediário em relação ao cartão de crédito é que o parcelamento pode chegar a 60 meses e a taxa de juros para o financiamento é menor.
Os bancos também adotam restrições para a utilização dessa funcionalidade. O Ourocard Crediário do Banco do Brasil (BB), por exemplo, só está disponível para os cartões de débitos das bandeiras Visa ou ELO, além disso a funcionalidade só é compatível com os estabelecimentos que possuem máquinas ou terminais da Cielo.
O mesmo ocorre com o Banco Itaú que só permite a utilização do crediário nas máquinas e terminais da Rede (antiga Redecard).
Antes de utilizar o crediário é importante verificar o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento de suas compras. Outra observação importante é verificar a real necessidade de contrair aquela dívida, lembre-se de que será uma dívida de longo prazo.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…