Ao abrir uma conta bancária, seja ela, conta corrente, poupança, salário ou de investimentos, o consumidor recebe um Cartão de Débito, ele serve para que o correntista movimente a sua conta, permitindo também a realização de compras em estabelecimentos credenciados a bandeira emissora. O grande problema é que muitos consumidores acabam confundindo-o com o cartão de crédito.
Não é possível parcelar uma compra com Cartão de Débito pois o valor da transação será deduzido automaticamente do saldo da sua conta no momento em que a transação é efetuada.
Exemplo: Se você adquirir um produto de R$ 100 com o cartão de débito, esse valor será descontado do seu saldo bancário da conta vinculada ao cartão, dessa forma não é possível parcelar, pois toda compra é subtraída do saldo bancário.
Crediário no Cartão de Débito
O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Banco Itaú recentemente passou a permitir o parcelamento de compra também através do cartão de débito, tal atitude só é possível utilizando a função CREDIÁRIO, que permite o financiamento de suas compras.
O crediário, também conhecido como carnê, é uma modalidade de pagamento no qual o cliente pode parcelar suas compras em até 48 vezes (com juros). Mas também já há instituições que estão permitindo o parcelamento em até 54 ou 60 vezes em estabelecimentos de material de construção.
Caso compre na função crediário será possível parcelar a sua compra no cartão de débito, porém é importante salientar que o cliente só conseguirá utilizar essa funcionalidade se tiver um limite pré-aprovado na instituição.
Diferentemente do cartão de crédito, todo parcelamento feito na função crediário tem juros, isso porque se trata de uma opção de financiamento. A única vantagem do crediário em relação ao cartão de crédito é que o parcelamento pode chegar a 60 meses e a taxa de juros para o financiamento é menor.
Os bancos também adotam restrições para a utilização dessa funcionalidade. O Ourocard Crediário do Banco do Brasil (BB), por exemplo, só está disponível para os cartões de débitos das bandeiras Visa ou ELO, além disso a funcionalidade só é compatível com os estabelecimentos que possuem máquinas ou terminais da Cielo.
O mesmo ocorre com o Banco Itaú que só permite a utilização do crediário nas máquinas e terminais da Rede (antiga Redecard).
Antes de utilizar o crediário é importante verificar o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento de suas compras. Outra observação importante é verificar a real necessidade de contrair aquela dívida, lembre-se de que será uma dívida de longo prazo.