Pagar fatura de um cartão de crédito usando outro pode ser considerado ilegal no Brasil. Além de não pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) o consumidor ainda pode ter o cartão cancelado pela administradora.
Alguns clientes estão conseguindo estender o pagamento de sua fatura usando dois ou mais cartões de crédito, o procedimento funciona assim: o titular usa um cartão de crédito para pagar a fatura de outro, e assim por diante. Quando o Mercado Pago atualizou o APP e passou a aceitar o pagamento de contas e boletos bancários usando qualquer cartão de crédito, muita gente passou a fazer o procedimento para “rolar” o valor da dívida sem ter que pagar juros.
É legal ou ilegal? No Brasil quando o cliente paga o mínimo ou usa o crédito rotativo ele é obrigado a pagar juros e vários encargos financeiros pelo financiamento. Além disso, há a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% a 6,38%.
Para inibir esse tipo de procedimento o Mercado Pago passou a recusar o pagamento de alguns boletos bancários que evidenciam ser de outro cartão de crédito para não esbarrar em questões legais.
Pague Contas x Milhas – Já houve casos de grandes bancos cancelaram o cartão de crédito de clientes devido ao uso indevido do Pague Contas para ganhar milhas aéreas, isso fez com que a maioria dos bancos deixassem de acumular milhas aéreas pelo pagamento de contas e boletos bancários usando o cartão de crédito.
Atualmente o Mercado Pago não aceita o pagamento de boletos bancários que evidenciem ser de outro cartão de crédito. O serviço foi criado para facilitar o pagamento de contas de consumo e não deve ser utilizado como alternativa ao crédito rotativo do cartão de crédito.
Alguns clientes estavam usando o MercadoPago para fazer empréstimos com o cartão de crédito sem o devido pagamento de juros e outros encargos. Muitas pessoas faziam isso usando o boleto bancário de bancos digitais – que permitem o depósito via boleto – para tirar empréstimos sem juros com pagamento em até 45 dias.