Posso emprestar meu cartão de crédito e a senha para terceiros?



Não é necessário emprestar o cartão de crédito, você pode fazer um cartão adicional para todos os seus dependentes (mesmo que não sejam parentes). A vantagem é que o cartão adicional permite maior controle, podendo ter limite pré-estabelecido, limitando os gastos.

Muita gente criou o hábito de emprestar o cartão de crédito e a senha a terceiros, pois no momento da compra os estabelecimentos não costumam exigir a apresentação de um documento de identificação oficial com foto para processar transações nos cartões equipados com chip e senha. Todavia, o uso do cartão de crédito é pessoal e intransferível, podendo gerar transtornos em caso de fraude, entenda.

Na maioria dos cartões você verá a seguinte mensagem em letras minúsculas: “O uso do cartão é pessoal e intransferível”, isso quer dizer que somente a pessoa que está com o nome no cartão é que, teoricamente, poderia utilizá-lo.

Infelizmente não é isso que acontece, pois muitas pessoas emprestar o cartão e a senha para terceiros, quando na verdade deveriam pedir um cartão adicional no nome do dependente.

Cartão Adicional é a solução – Pedir um cartão adicional é muito mais vantajoso do que emprestar o cartão e a senha a terceiros, pois o adicional/dependente terá um cartão no nome dele e o titular poderá definir o limite de crédito, limitando os gastos, algo que não é possível de fazer no cartão titular.

O grande problema do adicional é que ele está sujeito ao pagamento de anuidade, mas existem alternativas gratuitas.

5 motivos para NÃO emprestar o cartão e a senha:

  • Alguns estabelecimentos podem pedir a identificação, impedindo a utilização de cartões de terceiros;
  • Em caso de fraude a administradora e nem o seguro cobre o uso indevido do plástico por terceiros;
  • Não é possível controlar o limite do cartão (algo que é possível no cartão adicional);
  • Caso a pessoa que você emprestou haja de má-fé o seu cartão pode ser clonado ou indevidamente utilizado se ela anotar as informações do plástico (número, nome, data de vencimento e código de segurança);
  • Enquanto o cartão é emprestado a terceiros você ficará sem poder realizar compras;

Portanto, em vez de emprestar um cartão a terceiros peça um adicional, esse procedimento é sem burocracia, o adicional não precisa ser parente, pode ser qualquer pessoa maior de 16 anos (alguns bancos emitem adicionais a partir de 12 anos).