Parcelamento com juros do cartão de crédito começa a funcionar em 2018



Empresas de cartões e estabelecimentos passarão a oferecer parcelamento de compras no cartão de crédito com juros a partir do 2º semestre de 2018. A ideia é popularizar o parcelamento com juros por meio de um crediário com taxas, supostamente, acessíveis. As empresas de cartões garantem que o parcelamento sem juros continuará existindo.

As administradoras de cartões de crédito, máquinas e terminais de cartões lançarão um projeto-piloto até o final de 2018 para oferecer o parcelamento de compras com juros aos consumidores em uma espécie de crediário (carnê, só que no cartão), com juros que variam de acordo com o perfil de cada consumidor. Embora o parcelamento com juros já exista, as administradoras querem criar uma opção mais acessível, semelhante ao crediário, para estimular os consumidores a optar pelo parcelamento com juros.

Estabelecimentos são contrários a medidaNo comércio a maioria dos estabelecimentos diz ser contrária a medida do parcelamento com juros, pois muitos acreditam que ele poderá eliminar o parcelamento sem juros, uma das opções preferidas dos consumidores na hora de pagar.

Parcelamento com juros do crediário do cartão

Projeto-piloto pretende popularizar compras com cartão de crédito com juros por meio do crediário.

De acordo com as empresas de cartão, o parcelamento com juros não acabará com o parcelamento sem juros, a ideia é que ambas as opções de pagamento sejam oferecidas ao consumidor. O estabelecimento poderá oferecer o parcelamento sem juros em uma quantidade limitada de parcelas ou então ofertar o financiamento via crediário (parcelamento com juros).

Embora algumas instituições já tenham investido no crediário – Ourocard Crediário do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú – a opção acabou não conquistando o mercado pois ainda é pouco conhecida e de complicada contratação. A ideia das empresas de cartões de crédito é popularizar o parcelamento com juros, como se fosse um crediário, só que com a vantagem que o cliente poderá contratar direto no caixa, como se fosse apenas um parcelamento convencional no cartão de crédito.

O projeto-piloto começa a funcionar já no último semestre de 2018, mas a implantação em maior escala só deve acontecer em 2019.

A TAXA DE JUROS DO CREDIÁRIO

Para que o novo sistema de pagamento se popularize as empresas de cartões estudam oferecer o parcelamento de acordo com o histórico de crédito de cada consumidor. O titular que possui menor risco de inadimplência – de acordo com cálculos da administradora – deverá ter taxas de juros mais acessíveis.

Assim, se o cliente apresentar para a administradora maior risco de inadimplência, maior será a taxa de juros, tal como já acontece com o crediário das lojas.

O que o consumidor acaba esquecendo é que todo parcelamento tem juros! Quando o estabelecimento oferta um parcelamento sem juros isso significa que ele já embutiu o valor das taxas nas mercadorias.