Pagar o mínimo é a solução para o titular que não dispõem do valor total para efetuar o pagamento da fatura. A diferença de valor é financiada para o mês seguinte com juros do crédito rotativo, com isso, não há inadimplência e, portanto, não pode haver o bloqueio do limite, pois o cliente está honrando seus compromissos através de financiamento.
Ao efetuar um pagamento mínimo no cartão de crédito o consumidor está assumindo as suas responsabilidades, ele não pode ser considerado um inadimplente e, portanto, não pode ter o limite bloqueado. O pagamento mínimo é uma opção de financiamento de fatura pelo qual o cliente efetua um pagamento inferior ao valor total, financiando, assim, o valor restante para o mês subsequente.
Caso a administradora efetue o bloqueio do limite mesmo após o pagamento mínimo, poderá causar transtornos para o consumidor, pois ele fica impedido de realizar novas compras, mesmo sem estar inadimplente.
A administradora pode, no entanto, fazer o cancelamento unilateral do produto, mas o cancelamento é diferente do bloqueio. Enquanto o bloqueio é temporário, o cancelamento é, geralmente, definitivo.
O que é pagamento mínimo? Mínimo é o pagamento de um valor inferior ao total da fatura, normalmente ele é de, no mínimo, 10% do valor total para pagamento da fatura. O valor não pago (diferença entre o mínimo e o valor total) é financiado com juros do crédito rotativo.
Infelizmente algumas administradoras acabam bloqueando temporariamente o cartão de crédito quando o titular faz um pagamento mínimo, pois vê indícios de inadimplência, visto que a taxa de juros do cartão de crédito é alta. Todavia, ela não deve fazer isso, pois a opção do pagamento mínimo é uma praticidade disponibilizada por ela mesmo.
Caso a empresa não queira trabalhar com o crédito rotativo, basta que ela não ofereça essa opção de financiamento ao consumidor. O Digio Visa do Banco CBSS, por exemplo, não oferece crédito rotativo e, portanto, não aceita pagamento inferior ao valor total da fatura.
Caso considere que teve o bloqueio feito indevidamente pela administradora após fazer u pagamento mínimo, registre uma reclamação na central de atendimento e no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente). Caso o problema não seja solucionado procure o Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) ou até mesmo o Juizado Especial Civil, onde é possível entrar com um processo de indenização por danos morais mesmo sem a contratação de um advogado.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…