Fazer o pagamento errado do valor da fatura do cartão de crédito é algo mais comum do que se pode imaginar, isso porque as administradoras enviam a fatura sempre com o valor aberto, ou seja, o cliente tem a possibilidade de efetuar o pagamento de qualquer valor a partir do mínimo. Caso seja feito um pagamento inferior ao valor total da fatura o saldo restante é automaticamente financiado com o crédito rotativo.
Se eventualmente pagar um valor acima do total da fatura, o saldo restante (valor pago indevidamente), ficará disponível em forma de crédito, podendo ser utilizado para abater o saldo de outras faturas ou ainda ser reembolsado em sua conta bancária.
Erro de digitação – O erro mais comum do pagamento divergente da fatura dos cartões acontece por meio de pagamentos via Internet Banking ou Caixas Eletrônicos. Isso porque um dígito a mais ou a menos poderá mudar completamente o valor do pagamento. Por esta razão, recomenda-se muita atenção ao confirmar um pagamento, verifique se o valor está correto antes de confirmar a opção, pois depois de concluída ela não poderá mais ser desfeita.
Por exemplo: A fatura é de 100,36 porém na hora de informar o valor a pessoa acaba colocando um zero a mais ou a vírgula no lugar errado, neste caso um pagamento pode ser feito dez vezes acima do valor, gerando um tremendo inconveniente para o consumidor.
Caso tenha cometido o erro de pagar um valor acima do total da fatura, saiba que você tem direito de solicitar ao seu banco/administradora o reembolso do valor. O valor pago indevidamente é normalmente devolvido através de depósito/transferência bancária. Para isso é importante que o titular do cartão tenha uma conta em seu nome.
Normalmente o valor é devolvido em até 10 dias úteis após a solicitação. Caso você não queira a devolução pode depósito, poderá solicitar para que o “crédito” disponível seja usado para o pagamento de suas futuras compras, neste caso ele será utilizado para abater o valor de suas próximas faturas.
Cuidado – Se o pagamento for feito abaixo do valor total da fatura a administradora poderá automaticamente deduzir que você fez o financiamento da fatura, nessa modalidade os juros são abusivos. Neste caso entre em contato com a administradora e peça para pagar o saldo restante, informando que foi um erro de pagamento e não um refinanciamento das despesas.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…