O contrato da maioria das administradoras de cartões de crédito contém uma cláusula onde permite que a administradora aumenta ou reduza o limite do cartão de crédito a qualquer momento, o contrato também fala que a operadora do cartão poderá cancelá-lo a qualquer momento por desinteresse comercial. Essa semana uma grande startup de cartões de crédito começou a reduzir o limite de clientes que não utilizam a maior parte do crédito disponível.
Infelizmente a redução de limite não é algo ilegal, pois ela está prevista no contrato do cartão de crédito. Mas para que o procedimento não gere transtorno para o consumidor e não viole o Código de Defesa do Consumidor (CDC), faz-se necessário que a administradora comunique o cliente com antecedência a qualquer redução.
Este ano várias administradoras de cartões de crédito intensificaram a redução de limite de alguns clientes, isso se deve aos seguintes fatores:
Geralmente o banco/emissor do cartão envia uma carta informando que a partir de tal data o limite do seu cartão de crédito será reduzido para “X” devido a política de crédito da administradora. Com o tempo disponível o cliente consegue se programar para usar outra forma de pagamento.
Pior que a redução de limite é o cancelamento de cartão de crédito por desinteresse comercial, infelizmente são situações em que – na maioria das administradoras – estão previstas no contrato. O cliente só deve realizar o desbloqueio de um cartão de crédito caso esteja de acordo com o conteúdo.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…