Na matéria de hoje vamos esclarecer uma dúvida muito comum aqui no site sobre cartões de crédito, trata-se da frase “Estourar o limite do Cartão de Crédito”, embora seu entendimento possa parecer fácil muita gente tem dúvidas a respeito do seu verdadeiro significado. Essa nomenclatura é utilizada quando o cliente gasta um valor além do seu limite, ou seja, o cartão de crédito foi utilizado acima do limite de crédito concedido pela administradora. Se você está estourando o limite com regularidade, vamos dar dicar para você evitar isso, afinal quando isso acontece o Banco e/ou Administradora pode cobrar uma tarifa por excesso de limite, cujo valor varia entre R$10,00 e R$50,00 e pode ser cobrado apenas uma vez no mês (mesmo que haja reincidência no período).
Estourar o limite do cartão de crédito = Gastar um valor acima do limite de crédito concedido pela administradora.
Limite de crédito é insuficiente
Se o seu limite constantemente está sendo estourado, isso significa que o crédito concedido (limite) é insuficiente para você, portanto aconselhamos que procure um aumento neste valor junto a sua administradora ou então faça outro cartão de crédito. Quando o cliente gasta um valor superior ou permitido isso significa que a função Avaliação Emergencial de Crédito está ativa, consequentemente pode ser cobrado também uma taxa que varia de dez a cinquenta reais dependendo da administradora. Como o próprio nome já indica, será realizado no momento da compra que extrapolar o limite de crédito uma avaliação de emergência, podendo ser aprovada ou não, ficando a critério exclusivo do emissor.
Solicite um aumento no limite do Cartão
Como mencionamos acima se o limite de crédito está insuficiente você deve entrar em contato com a Central de Atendimento da sua administradora e solicitar uma revisão no limite. Se você tiver um bom histórico de gastos e de pagamento, é muito provável que o limite seja aprovado. Em alguns casos podem ser exigidos comprovantes de renda para justificar o aumento do limite (depende da administradora). Outra dica é “ameaçar cancelar o cartão”, mas vale ressaltar que nem sempre isso dá certo. Se não conseguir o aumento leia a dica a seguir.
Faça outro cartão de crédito
Se a sua administradora não confia em você a ponto de lhe dar um limite decente de acordo com as suas necessidades, recomendamos que faça um cartão em outro banco. A internet é uma ótima aliada, pela internet mesmo é possível preencher propostas de várias administradoras. Aqui mesmo no blog você encontra informações úteis para o preenchimento, utilize a busca do nosso site ou então acesse a página Como solicitar.