O que é pagamento mínimo do cartão? Vale a pena utilizar?



Se você possui algum cartão de crédito certamente você já deve ter notado o seguinte campo “Pagamento Mínimo” e “Pagamento Total”, mas você sabe o que cada uma delas significa? O pagamento total por si só já não precisa de explicação, pois ele é o valor total que o consumidor gastou no período. Já a opção pagamento mínimo é uma alternativa disponibilizada pelas administradoras de cartões aos seus clientes, ao pagar o valor mínimo o saldo restante é refinanciado com juros para o mês seguinte. De maneira bem simplificada podemos dizer que ao efetuar o pagamento mínimo o cliente está honrando seus compromissos com a administradora, pois ele fez um pagamento, no entanto o valor restante será refinanciado com juros até o mês seguinte.

cortando-cartao-de-credito-dividas

Pagamento Mínimo = Pagar um valor menor que o total da fatura e financiar o restante com juros para o mês seguinte.

Por que não usar o pagamento mínimo?

O pagamento mínimo é um dos principais vilões dos cartões de crédito, isso porque ele tem o poder de transformar a sua dívida em uma verdadeira “bola de neve”, visto que no mês seguinte o valor que não foi pago vira financiado com a incidência de juros, juros esses que não são baixos. De maneira simples, podemos dizer que o usuário fez o financiamento do valor restante com a mais alta taxa de juros do mercado. O ideal é nunca utilizar essa “facilidade”, no entanto se em um determinado mês você não tiver o valor total para pagamento, faça o pagamento mínimo, porém é importante nunca repetir o pagamento mínimo por dois meses seguidos, visto que o valor aumentará muito e você corre o risco de ter uma dívida sem condições de pagamento.

Para sair da “bola de neve” que é o pagamento mínimo, o ideal é entrar em contato com a administradora e pedir o parcelamento do valor da dívida, isso porque normalmente a taxa de juros é melhor. Se possível procure empréstimos pessoais (pois a taxa de juros é bem menor do que a do Cartão de Crédito) para fazer a quitação do valor total da dívida.

O Cartão de Crédito não é um vilão, porém é preciso sempre procurar gastar aquilo que você pode pagar, se em um determinado mês houver atraso ou não quitação do valor total da fatura, você terá que pagar um dos juros mais altos do mercado por essa “facilidade” oferecida pelas administradoras. O valor ganho com juros é o maior lucro das administradoras. Existem administradoras que cobram juros que podem chegar a até 705,61% ao ano, um verdadeiro absurdo né?