A expressão backup é usada em tecnologia para se referir a uma cópia de segurança. No caso dos cartões de crédito ela é utilizada para se referir a um cartão de reserva.
Se você frequenta muitos fóruns de finança ou participa de grupos sobre cartões de crédito já deve ter ouvido o termo: “Cartão de Crédito de Backup”, essa expressão é bastante utilizada para se referir a um cartão de crédito que fica na RESERVA, se der algo errado com o seu principal meio de pagamento ele estará ali disponível para te salvar.
Resumidamente podemos dizer que o cartão de crédito de backup nada mais é do que um cartão que fica em segundo plano, caso o meio de pagamento que mais utiliza falhe ele estará disponível.
Nós do Cartão a Crédito sempre recomendamos que você tenha um cartão de crédito de Backup pelos seguintes motivos:
- Se o cartão que mais utiliza falhar ou suas compras não forem aprovadas;
- Caso seja roubado, furtado ou tenha o plástico danificado;
- Indispensável em viagens internacional (nunca dependa de um único cartão no exterior!);
- Caso o estabelecimento não aceite determinada bandeira (é por isso que o cartão de backup deve ser, preferencialmente, de bandeira diferente);
- Caso o limite do cartão principal seja 100% utilizado;
- Para aumentar o seu poder de compra;
DICAS PARA ESCOLHER UM CARTÃO DE CRÉDITO DE BACKUP
Abaixo daremos algumas dicas para que você escolha o melhor cartão de crédito de backup:
- O Cartão de Backup deve ser, preferencialmente, de bandeira diferente do cartão principal, pois se o estabelecimento não aceitar uma bandeira ele, certamente, aceitará a outra. Exemplo: tenha um VISA e um MasterCard, embora no Brasil a maioria dos estabelecimentos aceitem as duas bandeiras, no exterior existe limitação em alguns locais.
- O cartão de reserva deve ter um limite bom, suficiente para substituir o cartão principal em caso de emergência;
- Nós recomendamos que o cartão de backup seja sem anuidade, pois você só terá a pretensão de utilizá-lo em uma emergência;
Um bom cartão de crédito de BACKUP é o NUBANK MasterCard, Intermedium, Digio, Trigg, Saraiva, Santander Free, etc. No meu dia a dia eu uso bastante o Itaucard pois ganho milhas aéreas a partir das minhas compras – o que acaba compensando o valor da anuidade – mas tenho o Nubank MasterCard e o Digio VISA guardado em local separado para uma emergência.
Dica de segurança: Nunca coloque o cartão principal e o de backup em um mesmo local – Se você for roubado terá o cartão escondido. Eu sempre guardo embaixo da palmilha do tênis (nunca quebrou) ou então guardo em uma doleira.