Nubank torna compras pela internet mais seguras com MasterCard Secure Code 2.0



Compra pela internet com cartão Nubank poderá exigir confirmação de notificação no app da fintech.

O cartão Nubank é um dos primeiros a adotar o protocolo de segurança 2.0 da MasterCard, que permite que sites e aplicativos solicitem a confirmação de tentativas de compras via notificação no aplicativo da fintech e, com isso, previnam fraudes.

O MasterCard Secure Code 2.0 funciona como uma camada extra de segurança nas compras pela internet.

Aplicativo Nubank com MasterCard Secure Code 2.0

Secure Code 2.0 da MasterCard é implementado no aplicativo do cartão Nubank. Os clientes agora podem, eventualmente, comprovar ou recusar tentativas de compras pela internet. (imagem: divulgação Nubank)

Quando o seu cartão for utilizado em algum site ou app que utiliza o MasterCard Secure Code, você poderá receber uma notificação no aplicativo do Nubank pedindo para confirmar que aquela tentativa de compra é (ou não) legítima.

Através do segundo fator de autenticação, os e-commerces que utilizam a solução de segurança da MasterCard conseguirão evitar fraudes financeiras, pois poderão comprovar que o titular do cartão é o mesmo que realizada a compra ou então que ele está ciente daquela utilização.

O 2FA (Two-factor Authentication) é um segundo fator de autenticação que está presente em diversos serviços na internet, ele funciona como mecanismo adicional de segurança para impedir que terceiros tenham acesso à sua conta caso tenham seu e-mail e senha, por exemplo. No caso do Nubank, o 2FA evita a reutilização dos dados do cartão de crédito, débito ou virtual caso essa informação tenha caindo em mãos erradas, por exemplo.

Para as empresas a adoção da tecnologia poderá reduzir os riscos de chargeback, procedimento que ocorre quando o titular do cartão alega que não realizou determinada compra e, por isso, a compra é cancelada unilateralmente pelo banco ou administrador do cartão, deixando o prejuízo da fraude com o estabelecimento.

COMO USAR O MASTERCARD SECURE CODE NO CARTÃO NUBANK

A protocolo de segurança foi habilitado pela fintech em todos os cartões de crédito, débito e também nos cartões virtuais.

Sempre que realizar uma compra pela internet em um site ou aplicativo que utilize a tecnologia MasterCard Secure Code 2.0, você poderá receber uma notificação pedindo para confirmar se reconhece aquela compra ou não.

A decisão de solicitar a notificação no celular virá dos próprios e-commerces e, por isso, nem toda compra pela internet precisará da notificação, mesmo que o site adote o protocolo de segurança da bandeira.

Caso o e-commerce solicite a validação pela notificação, o cliente tem 5 (cinco) minutos para dizer que reconhece a operação no APP, caso o cliente informe que “NÃO RECONHECE” ou não responder a notificação no aplicativo do Nubank em cinco minutos, o pagamento e o cartão são, automaticamente, bloqueados para prevenir novas tentativas de fraude.

Se, por ventura, o cliente clicar em “não” por acidente e/ou perder o prazo para reconhecer a compra por estar sem bateria ou internet, por exemplo, basta desbloquear o cartão pelo app e, se quiser, refazer a compra.

Em caso de fraude no cartão físico a fintech fará a emissão de um cartão novo sem custos para o cliente. Já se a tentativa de fraude ocorrer no cartão virtual, a via atual é apagada e uma nova pode ser emitida pelo titular na hora.

O MasterCard Secure Code 2.0 é de uso exclusivo em compras pela internet, assim, as compras presenciais não exigiram a validação pelo app, visto que o pagamento já costuma contar com a validação pela leitura do chip de segurança e digitação da senha na maquininha.

2FA PODE REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE AS FRAUDES PELA INTERNET

No Brasil o MasterCard Secure Code 2.0 é algo novo, o cartão Nubank é um dos pioneiros a utilizar o elemento de segurança. Já no exterior a tecnologia já é bastante utilizada no e-commerce e tem apresentado ótimos resultados.

Caso a validação de transações online por aplicativo seja expandida para mais sites e aplicativos, a tecnologia tem potencial para reduzir significativamente as fraudes em compras pela internet.

O MasterCard Secure Code 2.0 é um produto que faz parte do Identity Check, solução de prevenção as fraudes no e-commerce.

Atualmente, a vasta maioria das fraudes com cartões de crédito e débito ocorrem no ambiente virtual, pois, sem o 2FA, basta que o fraudador tenha acesso ao número do cartão, código de segurança e a data de validade para que consiga comprar pela internet.

Os dados necessários para comprar pela internet estão impressas na maioria dos cartões e, portanto, é fundamental a adoção de um elemento adicional de segurança para reduzir essas fraudes.

Como o Nubank é 100% gerenciado por aplicativo, todos os clientes já estão habituados com a utilização do APP para controlar o uso do cartão, algo que não ocorre em muitos cartões de bancos tradicionais, cuja maneira de checagem mais comum costuma ser através da fatura física.

Dúvidas comuns sobre a nova tecnologia adota pelo Nubank:

1 – Haverá algum custo para o cliente Nubank em caso de utilização do protocolo?

Não, o MasterCard Secure Code é apenas um protocolo adicional de segurança que foi implementado pelo Nubank.

2 – Todas as compras pela internet agora demandaram a validação pelo APP?

Não, quem decide se a compra precisará de um segundo fator de autenticação é a própria empresa que processa a venda. Além disso, nem todos os e-commerces utilizam a tecnologia MasterCard Secure Code 2.0.

3 – Comprei online mas fiquei sem bateria e não pude validar, o que acontece?

Seu cartão e a compra são bloqueados por segurança. Mas, se a tentativa de compra tiver sido legítima você pode desbloquear o cartão e, se quiser, realizar uma nova tentativa de pagamento.

4 – Não reconheço uma transação, o que acontece?

Clique em “NÃO” na notificação do Nubank, a sua compra será automaticamente recusada e o cartão utilizado na compra será bloqueado por segurança.

Caso a tentativa de fraude tenha ocorrido no seu cartão virtual ele deve ser “excluído” e um novo cartão poderá ser gerado na hora pelo app.

Já as fraudes que ocorrem no cartão físico poderão demandar a emissão de uma segunda via de cartão, o que não gerará nenhum custo para o titular.

5 – Estou comprando online e o site pede a validação, mas ainda não recebi a notificação do Nubank. O que fazer?

Neste caso abra o aplicativo Nubank e verifique se a notificação aparece. Para garantir o recebimento é importante que o titular autorize o envio de notificações pelo aplicativo do Nubank.

Em alguns modelos, há modos de economia de bateria e de dados que poderão impedir o recebimento de notificações do Nubank por registrar o uso de dados em segundo plano. Nestes casos a solução pode ser abrir o aplicativo com frequência logo após a tentativa legítima de compra.

6 – Compras em estabelecimentos físicos poderão exigir autenticação no app?

Não, compras em estabelecimentos físicos não precisam de validação pelo MasterCard Secure Code, visto que essas transações já são validadas pelo chip de segurança e senha.

É importante atentar-se as notificações para não acabar recusando tentativas legítimas de compras, visto que o nome do estabelecimento pode ser levemente diferente do apresentado na maquininha, isso porque há empresas cujo nome fantasia (marca utilizada comercialmente) é diferente da razão social do CNPJ cadastrado na credenciadora e, consequentemente, aparecerá diferente na notificação do Nubank.