Ao reportar problema com um pagamento no cartão Nubank, estorno que demoraria até duas faturas poderá ser identificado em até 3 dias úteis.
O Nubank lançou um novo recurso que promete melhorar a experiência de compras dos usuários, através do botão “Reportar” em detalhes de compras agora é possível informar que teve um problema como uma determinada compra e, dessa forma, agilizar o estorno do pagamento.
Na prática, o Nubank intermediará a reclamação junto ao estabelecimento, desde que o cliente forneça detalhes que evidenciem o problema e/ou fraude.
Ao cancelar uma compra no cartão de crédito tradicional o estorno chega a demorar até duas faturas subsequentes, o que pode fazer com que o consumidor tenha que pagar por uma compra cancelada, o que gera transtorno ao usuário, que pode ficar com o limite comprometido e ainda ter que pagar pela compra cancelada em virtude da demora na identificação do estorno.
O valor pago indevidamente é devolvido assim que o estorno for identificado pela administradora.
Essa nova ferramenta do Nubank, no entanto, promete agilizar a identificação de estornos de pagamentos com cartão de crédito. Sempre que o consumidor tiver problema com uma compra deverá entrar em contato com o estabelecimento.
Ao entrar em contato com o estabelecimento é importante que o consumidor documente a solicitação através de print, protocolo de cancelamento, e-mail ou qualquer outra informação que ajude a comprovar o problema na compra.
Se, eventualmente, a compra estornada tiver sido online, o Nubank perguntará se o produto já foi entregue e, se positivo, perguntará se o consumidor já devolveu a mercadoria.
ESTORNO QUE DEMORARIA ATÉ DUAS FATURAS ACONTECERÁ EM ATÉ 3 DIAS ÚTEIS
Agilizar o estorno de compras é a principal característica da ferramenta do Nubank. Quando o titular reportar um problema com uma determinada compra, em até 3 dias úteis a fintech analisará a solicitação, podendo deferir ou indeferir a agilização do cancelamento de compra pelo chamado Estorno Express.
Caso o pedido de cancelamento de compra seja aprovado a compra reportada sai imediatamente da fatura. Se, eventualmente, o pedido for indeferido, o consumidor terá que aguardar até que o estabelecimento processe o cancelamento pelo método tradicional.
Quanto mais provas o consumidor tiver em relação a um problema com uma compra, mais rápido será o estorno da compra e, consequentemente, antes ocorrerá a liberação do limite comprometido no cartão de crédito.
É importante salientar que o novo recurso de reportar problemas com pagamentos não dispensa que o consumidor entre em contato com o estabelecimento para cancelar a compra; ele apenas agiliza a identificação do estorno do pagamento.