Novo tipo de cartão de crédito terá parcelamento com juros em até 60x



Nova modalidade de cartão de crédito promete juros menores e prazo maior de pagamento.

Em Novembro será lançado um novo tipo de cartão de crédito que permitirá que o consumidor parcele compras em mais de 12x. Dependendo do estabelecimento e do valor da compra o valor poderá ser parcelado em até 60 meses. O projeto-piloto foi confirmado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços Financeiros).

A intenção é, principalmente, popularizar o uso do cartão de crédito para a compra de bens de alto valor, tal como: automóveis, imóveis, jóias, barcos, maquinários, etc.

Carteira de Cartões de Crédito

Nova modalidade de cartão poderá financiar compras em mais de 12x com juros reduzido.

A nova modalidade de cartão de crédito oferecerá parcelamentos estilo “crediário” (carnê) direto na maquininha de cartão. No momento da compra o consumidor poderá simular as condições de pagamento na maquininha antes mesmo de inserir a senha do cartão.

“Cada cartão vai ter seu prazo de financiamento para seu cliente. Vai variar tanto a taxa de juros como o prazo por cliente, pelo perfil de risco do cliente. O prazo de parcelamento vai ser a critério de cada emissor. Portanto, são prazos que certamente serão mais longos que a modalidade do parcelado do lojista.” disse o presidente da Abecs, Fernando Chacon.

Ainda segundo Chacon, sempre haverá uma simulação antes da contratação. A assinatura do contrato de financiamento será feita eletronicamente mediante a digitação da senha do cartão.

A taxa de juros vai depender do score do consumidor, valor da compra e do prazo de pagamento e será calculada no momento da compra. O consumidor sempre terá acesso ao Custo Efetivo Total (CET) antes de efetivar o pagamento, sendo possível efetuar mais de uma simulação.

A promessa é de que o novo cartão de crédito ajude a reduzir a taxa de juros nos parcelamentos.

Para o estabelecimento a principal vantagem será o prazo menor de recebimento (à vista ou parcelado), as vendas com a nova modalidade de cartão de crédito devem ser pagas em, no máximo, 5 dias úteis.

A oferta da nova modalidade de cartão de crédito será opcional. Fazem parte do projeto-piloto a American Express, ELO, MasterCard, VISA, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú. Inicialmente a nova opção de financiamento estará disponível apenas nas máquinas e terminais da Cielo, Rede e Getnet.