É raro encontrar um consumidor que não utilize, pelo menos, um cartão de crédito, isso porque o meio de pagamento popularizou-se em todo o país. Hoje vamos falar sobre um problema que pode acontecer nas transações realizadas com o dinheiro de plástico. Uma mesma transação cobrada duas vezes, gerando dessa forma a duplicidade no pagamento.
Embora a maioria das transações duplicadas ocorram em compras pela internet, ultimamente muitos consumidores têm sido vítima do problema nas compras presenciais. No meio do pagamento – normalmente após digitar senha – a máquina apresenta um erro, daí o estabelecimento reinicia o processo e pede para que o cliente redigite a senha, tudo isso sem verificar que a transação anterior havia sido aprovada.
Então é preciso tomar cuidado, caso a transação apresente erro ou problema no pagamento durante o processamento, peça para que o estabelecimento verifique no histórico do equipamento se a transação anterior não foi validada. Isso pode evitar que você seja cobrado duas vezes pela mesma transação por um erro da loja.
Alerta por SMS – O Itaucard, Credicard, Bradesco e várias outras administradoras de cartões de crédito, disponibilizam um serviço de alerta de compras por mensagens SMS, por meio dele é possível ser alertado cada vez que uma transação é aprovada em seu cartão de crédito. Manter esse serviço ativo, fará com que você seja alertado no momento da compra que a tentativa foi aprovado, o que evitará que você realize uma nova tentativa de pagamento.
Já nas compras pela internet o problema é mais comum, normalmente é uma falha no site. O cliente recebe uma mensagem de erro ou tem a conexão interrompida no momento da transação, daí ele refaz o pagamento, gerando dessa forma a cobrança em duplicidade.
O que fazer? Caso seja vítima de uma compra duplicada a nossa dica é procurar o estabelecimento o quanto antes, é ele quem deverá proceder com a solicitação de estorno e posterior cancelamento da compra. Não adianta ligar para a administradora e dizer que você não fez aquela transação duas vezes, pois ela não tem autoridade para realizar o cancelamento sem a autorização do estabelecimento.
É preciso que o estabelecimento ou site que gerou a cobrança faça o cancelamento da transação que gerou a duplicidade e posteriormente realize o estorno no cartão de crédito do cliente.