Devido ao uso indevido do MercadoPago o site não aceita mais o pagamento de faturas de cartões de crédito e nem depósito via boleto de bancos digitais.
Pagar a fatura de um cartão de crédito com outro cartão de crédito permitiu que muitos brasileiros rolassem o valor de suas dívidas junto as administradoras sem o devido pagamento de juros – bem como o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Diante disso o MercadoPago atualizou a sua política de uso, agora o site não permite mais o pagamento de faturas de cartões de crédito e nem boletos bancários para depósitos em contas bancárias, no entanto, é permitir pagar contas de mais de 600 empresas.
O sistema de pagamento do Mercado Livre, o MercadoPago, lançou uma ferramenta que permite a utilizando do APP não apenas para compras na internet, mas também para recarga de celular, pagamento de contas de consumo e boleto bancário usando qualquer cartão de crédito. Assim, o cliente poderá usufruir de até 45 dias a mais para pagar, dependendo da data de fechamento da fatura e do vencimento do cartão utilizado.
A nova regra visa evitar que o sistema seja usado para “burlar” o sistema financeiro nacional.
Empréstimos usando cartão de crédito é considerado ilegal – No Brasil é ilegal a oferta de empréstimos com garantia de limite de cartão de crédito, só quem pode fazer isso é a administradora. A ilegalidade se deve ao fato que a administradora é obrigada a recolher o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre todas as operações que não sejam a de compra/venda envolvendo o cartão de crédito.
O cliente que utiliza o serviço para burlar o financiamento da fatura ou crédito rotativo poderá até ter o cartão cancelado pelo emissor caso seja descoberto. Há também o risco de responder por crime contra o sistema financeiro nacional.