Para promover o uso de cartões contactless no transporte público de São Paulo, Visa e MasterCard se unem em campanha publicitária.
As bandeiras Visa e MasterCard estarão lado a lado em uma campanha publicitária para incentivar o pagamento por aproximação nos ônibus de São Paulo. A campanha, que começa a ser divulgada no dia 24 de Setembro de 2019, foi desenvolvida em conjunto pelas agências AlmapBBDO e WmcCann.
A campanha deve ser divulgada no transporte público, internet, TV aberta e outdoors da Grande São Paulo.
De acordo com Sarah Buchwitz, vice-presidente de comunicação e marketing da MasterCard, as duas bandeiras já estavam trabalhando em campanhas isoladas para promover a adoção dos pagamentos por aproximação no transporte público de São Paulo; quando, há duas semanas, convidaram a bandeira Visa para unificar a divulgação, o que foi prontamente aceito e deu origem a uma nova campanha publicitária.
Como noticiado pelo Cartão a Crédito em Setembro de 2019, os ônibus da capital paulista começaram a aceitar pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago que utilizam a tecnologia contactless (pagamentos por aproximação). O passageiro só precisa aproximar o cartão, smartwatch, pulseira ou qualquer dispositivo equipado com a tecnologia NFC.
A única desvantagem é que o pagamento por contactless, ao contrário do bilhete único, não permite integração. Além disso, o sistema ainda não está presente em todos os ônibus da capital, mas haverá a implementação gradativa em todos os ônibus da cidade de São Paulo.
A investida conjunta das bandeiras na divulgação dos pagamentos por aproximação em São Paulo poderá aumentar ainda mais a utilização da tecnologia da metrópole. A capital paulista já é a que mais realizada transações por aproximação na América Latina.
A bandeira MasterCard, inclusive, está investindo pesado na tecnologia, desde Janeiro de 2019 está estimulando os emissores a emitirem todos os novos cartões com a tecnologia que permite pagamentos sem a necessidade de inserir o plástico na maquininha.
Para transações de baixo valor (inferior a R$50,00), a senha não é necessária. O código de autenticação é solicitado apenas nos pagamentos por aproximação a partir de cinquenta reais.
Para as duas bandeiras, a popularização desse meio de pagamento é vital para fortalecer o crescimento das empresas no país; nesse caso as duas empresas trabalham em conjunto, pois o principal concorrente acaba sendo o papel moeda e o bilhete único.