Maquininha da Rede agora aceita QR Code do PicPay



QR Code da Rede deixa de ser exclusivo do iti, do Banco Itaú.

A Rede, do Banco Itaú, parece seguir os passos da Cielo para ganhar uma fatia do mercado de pagamentos por QR Code. Recentemente, as maquininhas da Rede começaram a receber pagamentos por aplicativos de concorrentes, sendo o PicPay o primeiro app além do iti a ser aceito como forma de pagamento.

iti Itaú na maquininha da rede

Além do iti, maquininhas da Rede agora aceitam pagamentos por QR Code através do aplicativo do PicPay. (imagem: divulgação Banco Itaú)

No aplicativo PicPay a opção “pagar em maquininha” ganhou a opção Rede, do Banco Itaú. Vale lembrar que a empresa já é aceita como forma de pagamento nas maquininhas da Cielo e da Getnet.

Atualmente, o PicPay é a maior carteira de pagamentos móveis do país, o aplicativo ganhou milhões de novos usuários principalmente graças ao Auxílio Emergencial do Governo Federal e também devido ao fato do aplicativo ter sido o meio exclusivo para receber o Auxílio Merenda em alguns estados.

PIX DEVE DEMOCRATIZAR PAGAMENTOS POR QR CODE NO BRASIL

A abertura da Rede aos aplicativos da concorrência pode estar relacionada ao lançamento do novo sistema brasileiro de transferências instantâneas, o Pix, tal sistema vai permitir pagamentos em até 10 segundos, independente do dia e do horário. O Pix do Banco Central cria ainda o BR Code, um padrão brasileiro de QR Code que deve permitir pagamentos instantâneos usando a câmera do celular.

O Pix deve ser lançado oficialmente no Brasil no dia 16 de Novembro de 2020, mas, um mês antes as instituições financeiras já vão começar a realizar o cadastramento das chaves que, segundo o BC, deve simplificar o procedimento de transferência ao permitir que os consumidores enviem e recebam dinheiro usando e-mail ou número do celular, por exemplo.

Com o lançamento do Pix a tendência é que todas as maquininhas de cartões passem a receber pagamentos por Código QR de todos os aplicativos que estejam interligados a rede do novo sistema instantâneo de transferências do Banco Central.

De todas as maquininhas, a Cielo é a credenciadora que mais aceita os aplicativos da concorrência, a instituição aceita PicPay, Mercado Pago, Banco do Brasil, Ame Digital, Original, Next, Agibank, banQi, Payly, Banestes e dezenas de outros apps.