As principais maquininhas de cartões de crédito e débito do mercado brasileiro aceitarão o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal por meio de QR Code. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de varejo do banco estatal, Celso Leonardo Barbosa.
De acordo com Barbosa, na quinta-feira, 28 de Maio de 2020, as adquirentes Cielo – do Bradesco e do Banco do Brasil, e Getnet, do Banco Santander, começaram a receber pagamentos com a tecnologia. Já a Rede, do Banco Itaú, está finalizando a atualização das maquininhas e deve começar a aceitar o QR Code do aplicativo Caixa Tem a partir do dia 08 de Junho de 2020.
No caso da Cielo o pagamento com o auxílio emergencial já estava sendo possível via cartão de débito virtual gerado pelo aplicativo Caixa Tem. A novidade é que agora os clientes poderão pagar por QR Code usando apenas a câmera do celular, que deve ser “apontada” para o display da maquininha.
Outra vantagem do QR Code em relação ao cartão virtual é a compatibilidade. A Cielo, por exemplo, só consegue aceitar o cartão virtual nas maquininhas Lio – modelo mais avançado da credenciadora – já o QR Code pode ser aceito em todas as mais de 1,5 milhão de maquininhas, bastando que elas estejam com o software atualizado junto à credenciadora.
Para o vice-presidente de varejo da Caixa, o QR Code da CEF deverá ser aceito em todas as maquininhas, basta que as credenciadoras manifestem o interesse junto ao banco e, posteriormente, realizem algumas adaptações para viabilizar os pagamentos com a tecnologia que usa códigos bidimensionais.
O sistema de pagamento por código QR está aberto a todas as credenciadoras e, segundo o banco estatal, é uma preparação da instituição para o lançamento do BR CODE, sistema padronizado de QR Code brasileiro que virá a partir do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o Pix.
Previsto para ser lançado em Outubro de 2020, o sistema padronizado de pagamentos por QR Code deverá popularizar o uso da tecnologia no Brasil, pois permitirá que os consumidores utilizem a câmera do celular para realizar pagamentos sem a necessidade do cartão físico. Essa tecnologia, aliás, já é utilizada até em saques nos caixas eletrônicos.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…