Máquinas de cartões aceitarão todas as bandeiras em 2017



Resolução do Banco Central põem fim a exclusividade de bandeiras com máquinas e terminais de cartões; bandeiras deverão ser aceitas em todas as máquinas, beneficiando consumidores e estabelecimentos.

Até o dia 24 de Março de 2017 as máquinas de cartões de crédito e débito deverão aceitar todas as bandeiras, é o que decidiu o Banco Central do Brasil ao estabelecer um prazo para o fim da exclusividade de certas marcas com determinadas empresas. A nova regra que foi publicada em uma circular na última quinta-feira (07) deve beneficiar principalmente os consumidores e lojistas, pois eles não precisarão manter mais de uma maquininha de cartão para aceitar todas as bandeiras do mercado.

cartao-de-credito-azul-frente

As bandeiras ELO, Hiper, American Express, Diners, etc, deverão ser beneficiadas de imediato com a ampliação de estabelecimentos credenciados. Até pouco tempo atrás o ELO, por exemplo, só passava nas máquinas da Cielo; assim como o Hiper só era aceito nas máquinas e terminais da Rede.

O fim da exclusivamente de determinadas bandeiras acaba com a necessidade de manter mais de uma maquininha de cartão no estabelecimento, tornando o mercado mais concorrido e, consequentemente, diminuindo as taxas do mercado.

Manter a exclusividade só é bom para as máquinas de cartões, pois elas acabam monopolizando a aceitação de determinada bandeira, o que acaba obrigando os estabelecimentos a contratá-las caso não queiram perder vendas com determinado cartão, visto que, hoje em dia, aceitar todos os cartões é essencial para a sobrevivência dos negócios.

É o que pensa o lojista Pedro Barroso, segundo ele, “Só mantenho duas máquinas de cartão em meu estabelecimento pois algumas bandeiras só são aceitas na máquina X e outras na máquina Y, certamente economizarei com aluguel e taxas caso possa concentrar as transações em apenas uma das máquinas”, afirmou.

A regra é antiga, de 2015, ela proíbe a exclusividade, vem sendo prorrogada a meses por falta de interesse das empresas. De acordo com o BC, as empresas já tiveram tempo mais do que suficiente para esse adaptar a medida. Além do fim da exclusividade que entra em vigor no dia 24 de Março de 2017 haverá a liquidação de todas as operações com cartões na câmara unificada, com prazo de implementação total de todas as operações em Setembro do ano que vem.