Seguindo determinação do Governo, Itaú reduz juros do rotativo do cartão de crédito e divulga taxas de juros para substituir o uso do rotativo após trinta dias.
O Banco Itaú anunciou hoje (08) que reduzirá os juros do rotativo do cartão de crédito em cumprimento a nova determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) que, dentre outras coisas, exige a redução dos juros do rotativo. A instituição anunciou que a partir do dia 03 de Abril de 2017 reduzirá os juros do rotativo – de 16% para 9,90% ao mês – além de disponibilizar uma linha de financiamento com juros entre 0,99% e 8,9% ao mês para parcelamento da fatura.
A decisão de redução dos juros vale a partir do dia 03 de Abril para todos os cartões de crédito emitidos pelo Banco Itaú ou Itaucard, independente da bandeira (MasterCard, VISA, Hiper, Hipercard, etc) e do segmento (nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black, etc).
A redução dos juros do cartão de crédito foi uma das promessas do presidente Michel Temer ao anunciar uma série de medidas no setor de cartões.
A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que começa a valer em Abril determina o seguinte:
- O rotativo do cartão de crédito poderá ser utilizado por, no máximo, 30 dias.
- Após 30 dias no rotativo o banco/administrador deverá optar uma opção com juros mais baixos
O Itaú optou pelo seguinte:
- Nos primeiros 30 dias o juros do rotativo (prazo limite de uso da linha de crédito) será de, aproximadamente, 9,90% ao mês.
- Após trinta dias de uso do rotativo – caso a dívida não seja quitada – o cliente terá a fatura automaticamente financiada em 12x, com juros que variam 0,99% e 8,9%.
O Itaú é o segundo banco a anunciar a redução de juros. O Banco Bradesco foi a primeira instituição a tomar essa atitude. Diferentemente do Itaú o Bradesco optou por não oferecer mais o rotativo, em contrapartida a instituição oferecerá uma linha de financiamento mais barata caso o titular não possa quitar 100% do valor da fatura.