Itaú libera cartões de débito no Google, Samsung e Apple Pay



Cartões de débito do Itaú agora funcionam no Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, mas, por enquanto, apenas para pagamentos presenciais.

O Banco Itaú anunciou ontem (03) que os titulares de cartões de débito poderão realizar pagamentos com o celular através dos serviços de pagamentos do Google, Apple e Samsung. O Banco Itaú já permitia que cartões de crédito Itaucard e Credicard fossem cadastrados nos serviços, mas não era possível pagar na função débito.

De acordo com comunicado enviado ao Cartão a Crédito, inicialmente apenas pagamentos presenciais poderão ser realizados pelo Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay na função débito. Para pagamentos em sites e aplicativos a função débito, por ora, será incompatível.

Itaucard na Apple Pay

Além do Apple Pay, os cartões de crédito e débito do Itaú também já funcionam no Samsung Pay e Appple Pay. (divulgação Banco Itaú)

O banco privado disse que a expectativa é de que em breve também seja possível pagar com Google, Apple e Samsung Pay em compras pela internet ou dentro de aplicativos, mas não deu nenhum prazo para essa implementação.

Os cartões múltiplos (débito e crédito) ainda não são compatíveis. Para viabilizar o cadastro de cartões de débito no serviço o Banco Itaú teve que gerar virtualmente “cartões de crédito” como espelho dos cartões de débito, tal como em um pré-pago, eles não permitem parcelamento pois o valor gasto é sempre debitado à vista da conta bancária vinculada ao cartão.

COMO USAR OS SERVIÇOS DE PAGAMENTOS NA FUNÇÃO DÉBITO

O procedimento de cadastro e validação varia de acordo com cada sistema de pagamento, mas, geralmente, o cliente só precisa cadastrar o cartão e depois seguir as instruções do aplicativo para validar.

Aí é só realizar pagamentos por aproximação nos estabelecimentos que são compatíveis com essas formas de pagamento.

Para o usuário não há nenhum custo para pagar com Apple, Samsung e Google Pay. Já para o estabelecimento é o mesmo de receber uma venda com cartão de crédito ou débito.

Pagar com esses serviços pode ser mais seguro do que com o cartão convencional. No caso do Samsung Pay, por exemplo, a empresa “tokeniza” o número do cartão físico gerando um número virtual para cada compra, o que ajuda a combater fraudes financeiras, já que cada cartão gerado só pode ser utiizado para um único pagamento.