Prefeitura de Santos permitirá pagamento de impostos no cartão.
O município de Santos – no litoral do Estado de São Paulo – alterou o Código Tributário do município por meio de uma lei complementar, dentre as novidades está a possibilidade de realizar o pagamento de impostos com cartões de crédito ou débito.
Dependendo do valor do tributo, o contribuinte pode inclusive realizar o parcelamento.
A medida já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), mas para que entre em vigor será necessário que seja feito um chamamento público para decidir qual será a credenciadora de pagamentos que será responsável pelo processamento das transações com cartões.
O município receberá o valor dos tributos à vista da credenciadora, mas caso o contribuinte pague com um cartão de crédito terá a possibilidade de realizar o parcelamento em até 12 vezes (com juros).
Dentre os impostos que poderão ser pagos no cartão, estão: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI, Licenças, Alvarás, débitos vencidos e, eventualmente, ISS (Impostos sobre Serviços), desde que inscrito na Dívida Ativa do Município.
A novidade deve facilitar o dia a dia do contribuinte, pois, futuramente, deve permitir o pagamento dos tributos inclusive pela internet. Inicialmente a aceitação de cartões se dará apenas de forma presencial (na maquininha), mas, em breve, o recurso deve ser incorporado no website da prefeitura.
É esperado também que a nova forma de pagamento ajude o município a reduzir a inadimplência, visto que facilitará o pagamento dos tributos. Dependendo da data de vencimento da fatura, o contribuinte poderá ganhar até 45 dias para pagar.
A aceitação de cartões é algo crescente no Poder Público de todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, já é possível inclusive utilizar cartões com pagamentos por aproximação como bilhete único nos ônibus municipais.
Na concorrência pública, o município de Santos deverá escolher a credenciadora de pagamento que oferece as melhores condições para viabilizar a aceitação de cartões de crédito e débito no pagamento de tributos municipais; algo que deve ocorrer em até 90 dias, contados a partir da publicação da medida no Diário Oficial de Santos.
A nível Estadual a aceitação de cartões já é uma realizada, o contribuinte do Estado de São Paulo pode pagar desde o Detran até a Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP).
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…