Cartão de crédito já pode ser usado no lugar do fiador, as imobiliárias fazem uma pré-autorização durante o período de localização, igual em hotéis.
Em algumas cidades do Brasil já há imobiliárias que estão aceitando o limite do cartão de crédito em troca do fiador, o novo método de garantia tem sido a garantia de muitas empresas para driblar a dificuldade que muitos inquilinos enfrentam para conseguir um fiador.
O uso do limite do cartão de crédito como garantia é prática comum em hotéis e começa aos poucos sendo utilizada pelo mercado imobiliário.
“Se você pode usar o limite para garantir a reserva de um hotel, por que não usar o limite no lugar do fiador?”, disse Pedro Alencar, diretor de uma imobiliária que aceita o cartão de crédito como opção de garantia nas locações.
De acordo com Alencar, para que o cartão de crédito seja aceito como meio de garantia é necessário que o cliente tenha limite de crédito compatível com o período e o tipo de imóvel a ser alugado. A imobiliária faz uma pré-autorização junto a administradora pedindo a reserva do limite, esse valor fica indisponível para utilização do cliente até que a administradora suspenda a pré-autorização ou então confirme a cobrança.
Geralmente o valor da garantia precisa ser de, ao menos, 3 meses de locação, mas dependendo do tipo de imóvel a ser alugado a exigência pode chegar a até 6 meses.
Caso a cobrança seja suspensa o limite volta para o cliente ao final da locação. Caso o cliente desrespeite alguma cláusula do contrato ou não entregue o imóvel nas mesas condições, a pré-autorização é usada como garantia, tal como previsto no contrato.
Importante: Durante o período da locação o valor do “seguro” fica bloqueado no limite do cartão de crédito do inquilino, o que dá segurança para a imobiliária e para o proprietário do imóvel.
Além do fiador no cartão de crédito essa mesma imobiliária oferece ainda seguro finança em parceria com uma seguradora. Há diversas opções para quem quer alugar um imóvel sem ter a obrigação de arrumar um fiador para o contrato. O seguro fiança e o bloqueio do limite do cartão de crédito pode ser mais garantido para a imobiliária do que um tradicional fiador, visto que o pagamento da garantia é imediata.