Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí



Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil.

Em breve, o brasileiro poderá pagar via Pix por aproximação, essa é a promessa do Banco Central para o meio de pagamento que se popularizou rapidamente no Brasil. A novidade fará com que as transferências instantâneas disputem ainda mais espaço com os cartões de crédito e débito no brasil. A tendência é que com a implementação da novidade os pagamentos com cartões caiam em desuso no país ao longo dos próximos anos.

Vale lembrar que o Pix já teve impacto em outros meios de pagamento. A popularização das transferências instantâneas fez com que as transferências via DOC fossem abolidas pelos bancos, a mesma tendência acontece com as transferências via TED, que são cada vez menos utilizadas pelos brasileiros.

Pix por aproximação está próximo de ser lançado. Tecnologia de pagamento será viabilizada por meio de wallets com Samsung, Google e Apple Pay. (imagem: ilustração Pix por Aproximação)

Faz tempo que o Banco Central está prometendo a funcionalidade de pagamento por aproximação no Pix, mas informações recentes apontam que a novidade está próxima de ser lançada, isso porque o BC já definiu como o recurso será implementado.

Inicialmente, acreditava-se que o Pix por aproximação fosse ser implementado no app dos próprios bancos e instituições de pagamento via NFC, mas dados recentes mostram que o Banco Central trabalha com Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para viabilizar a novidade.

PIX POR APROXIMAÇÃO DEVE AFETAR CARTÕES DE DÉBITO

Quando implementado, a tendência é que os pagamentos com cartões de débitos percam espaço gradativamente no Brasil, isso porque o brasileiro está aderindo rapidamente aos pagamentos por smartphones e smartwatches. Por ter tarifas reduzidas, a tendência é que os próprios comerciantes estimulem pagamentos pela modalidade que é menos onerosa.

Enquanto no cartão de débito há, pelo menos, três intermediários: maquininha, bandeira e banco emissor. No Pix o número de intermediários pode ser reduzido significativamente. Para as wallets haverá um ou dois intermediários a menos na cadeira de pagamento, o que permitirá a cobrança de taxas mais acessíveis aos empreendedores.

Há uma tendência natural do fim do dinheiro de plástico, os próprios bancos e instituições financeiras incentivam a utilização de wallets de pagamentos. Além da questão sustentável com a emissão do plástico, há redução de custo para as instituições financeiras caso o cliente opte por não receber um cartão físico.

Embora ainda existam empreendedores que possuam maquininhas não compatíveis com pagamentos contactless, a vasta maioria dos negócios já aceita pagamentos por aproximação, tanto que o consumidor já nem pergunta mais se aceita pagamento por aproximação.

A verdade é que o Pix vem se mostrando um dos meios de pagamentos mais revolucionários do mundo! Há até projetos de internacionalização da modalidade de pagamento lançada no país. Estamos mudando o jeito de pagar, o que faz com que meios de pagamento hoje tradicionais se tornem ultrapassados nos próximos anos.