Todos os meses a administradora do cartão de crédito envia a fatura para pagamento. Por descuido o cliente acaba efetuando um pagamento em duplicidade, ou seja, pagou duas vezes a mesma fatura. O valor pago a mais fica disponível em forma de crédito, podendo ser utilizado para abater no valor de futuras compras ou então o cliente pode pedir o reembolso através de depósito bancário do valor que foi pago erroneamente.
Importante:
- Valor pago a mais fica disponível em forma de crédito na fatura do mês seguinte;
- Cliente pode usar o valor para abater no valor da próxima fatura ou solicitar a transferência para uma conta-corrente ou poupança de mesma titularidade;
- Caso opte pelo reembolso através da transferência bancária, pode demorar até 15 dias úteis para que a solicitação seja processada.
Após pagar a fatura em duplicidade é necessário aguardar 3 (três) dias úteis após o pagamento para que o valor conste na administradora. O valor pago a mais não fica disponível como “limite”, ele fica apenas disponível como crédito na fatura do mês seguinte.
Alguns clientes pagam a fatura em um valor maior achando que o limite do cartão aumentará temporariamente. Isso não acontece! Para que o limite seja aumentado é necessário entrar em contato com a administradora. Alguns bancos autorizam o pagamento de maior valor para aumentar o valor do limite, mas isso nem sempre funciona.
O que fazer em caso de pagamento errado do valor da fatura?
O cliente deve entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento do Banco ou Administradora responsável pelo cartão, cujo telefone está disponível no verso do plástico. Cada administradora possui uma política de reembolso, todavia, na maioria delas o cliente pode optar por ter o valor restituído através de depósito bancário ou usá-lo como crédito para pagar a fatura do mês subsequente.
Evite que isso aconteça – Uma dica para evitar que isso aconteça é cadastrar o pagamento de sua fatura em débito automático. Com esse serviço o valor total da fatura será descontado, automaticamente, do saldo da sua conta bancária na data de vencimento. Com isso o titular não precisa se preocupar em realizar o pagamento, basta manter fundos suficientes na conta para realizar o pagamento na data do vencimento.