Os juros do crédito rotativo são as principais reclamações dos consumidores, a modalidade de pagamento pode ter juros de até 800% ao ano. Já na função saque os juros podem superar, facilmente, os 1.000% ao ano. Neste artigo esclarecemos a dúvida de um leitor, ele pergunta: “Existe cartão de crédito que não cobra juros?”
Não, não existe cartão de crédito que não cobra juros, no Brasil, todos os cartões de crédito possuem taxa de juros. Essa é uma punição para quem atrasa o pagamento, não paga o valor total da fatura, faz um saque ou ainda opta por parcelar a fatura.
Não cobrar juros significaria aceitar que o cliente realize o pagamento a hora que quiser. Os juros são uma consequência quando o cliente atrasa o pagamento da fatura, faz um pagamento mínimo, realiza um parcelamento de fatura ou ainda um saque usando o cartão de crédito. Para não pagar juros basta fazer o oposto, isto é, pagar a fatura em dia (até a data de vencimento), fazer o pagamento integral, não parcelar a fatura e jamais realizar um saque usado a função “crédito” de seu cartão.
Nos Estados Unidos a maioria dos cartões possuem taxa de juros zerada no primeiro ano (0% APR). Infelizmente, no Brasil, todos as administradoras cobram taxa de juros, porém, existem algumas dicas que lhe ajudam a conseguir um cartão com a menor taxa do mercado. O ideal é que você nunca queira utilizar um serviço que gera juros.
Não recomendamos que o usuário: atrase a fatura; parcele a fatura; efetue um pagamento mínimo; ou faça um saque usando o limite do cartão de crédito.
CARTÕES CONSIGNADOS – Os cartões de crédito consignados possuem o desconto da fatura em folha de pagamento, tal como o empréstimo para aposentados e pensionistas, eles possuem uma das menores taxas de juros do mercado, pois o risco de inadimplência é muito baixo, já que o valor da fatura é debitado diretamente do seu benefício no INSS, salário, pensão ou aposentadoria.
Nubank MasterCard – O Cartão Internacional Nubank MasterCard é emitido por uma startup e tem fila de espera de mais de um milhão de consumidores. Além de não cobrar anuidade ele tem uma das menores taxas de juros do mercado, equivalente a menos da metade do valor cobrado pelas administradoras convencionais.
Cartões de Loja – Quem quer juros baixo não deveria adquirir um cartão de loja, pois eles costumam ter uma das maiores taxas de juros do mercado. O do Carrefour, por exemplo, têm juros que podem superar os 800% a.a.