Para reduzir a dependência das bandeiras americanas MasterCard e Visa, Europa estuda criação de cartão amplamente aceito no bloco europeu.
A Comissão Europeia deve, em breve, anunciar um novo sistema integrado de pagamentos para ser utilizado em todos os países-membros da União Europeia, o objetivo é facilitar as transações financeiras na Europa e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência das bandeiras MasterCard e Visa.
A expectativa, segundo o estudo, é de que o novo sistema de pagamento beneficie as pequenas bandeiras e administradoras de cartões de crédito, pois elas poderão ampliar a sua aceitação sem depender de parceria com multinacionais que, atualmente, dominam o mercado de pagamentos.
A tentativa é de criar um arranjo de pagamento inovador que tornará o setor de pagamento mais competitivo, reduzindo a vantagem competitiva das bandeiras MasterCard e Visa no mercado europeu.
Hoje a Europa já possui diversas bandeiras de cartões de crédito e débito, mas elas enfrentam dificuldade para crescer devido a dominância das duas bandeiras norte-americanas.
O projeto é uma tentativa de criar um cartão/bandeira que seja aceito em toda a União Europeia. O que deve reduzir os custos para os estabelecimentos no longo prazo, pois aumentará a competitividade entre os sistemas de pagamentos.
Cabe lembrar que em Novembro de 2018, o BCE (Banco Central Europeu) lançou um sistema instantâneo de transferências e pagamentos, tal novidade é parecida com o Pix anunciado recentemente pelo Brasil, permite que as Pessoas Físicas e Empresas enviem e recebam pagamentos em tempo real, 24 horas, mesmo entre contas de diferentes instituições.
Depois de atacar as big techs dos Estados Unidos como Google e Facebook defendendo a criação de um imposto digital, o próximo passo da União Europeia deve ser uma tentativa de reduzir o monopólio da Visa e da MasterCard do sistema de pagamento global.
A intervenção europeia não é a única ameaça das bandeiras de cartões, no Brasil algumas empresas têm investido na popularização dos pagamentos por QR Code que, em muitos casos, eliminam a participação da bandeira na operação.
O lançamento de um sistema instantâneo de pagamento deve aumentar essa concorrência aqui no Brasil. É a revolução no sistema de pagamento eliminando intermediários nas operações para, com isso, reduzir o custo aos consumidores.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…