Juros

Empresa é investigada por usar cartão para aumentar valor das compras

Funcionários de uma Loja Riachuelo em Cuiabá parcelam compras de clientes com juros sem o consentimento de clientes, diz MP.

O Ministério Público do Mato Grosso (MP-MT) abriu um processo investigativo para apurar a conduta de uma loja da Riachuelo em Cuiabá. A loja está sendo acusada de parcelar as compras de clientes sem que eles tenham solicitado, a estratégia é usada para aumentar o valor da compra e, consequentemente, aumentar o valor do lucro do lojista. Um consumidor disse ao MP que teve uma transação parcelada aviso prévio, o que pode comprovar a má-conduta da empresa de vestuário, que também é administradora de cartões através da Midway Financeira (empresa do mesmo grupo).

Parcelamento só pode ser feito com o consentimento do consumidor. É fundamental que o cliente fique atento as condições de pagamento no momento da compra para evitar surpresas desagradáveis.

Além de parcelar as compras no Cartão Riachuelo com juros sem que o cliente tenha solicitado a loja também é investigada pela venda casada de produtos como: seguros, convênio odontológico, proteção financeira, etc.

A Midway Financeira é uma administradora de cartões de crédito da Riachuelo, a empresa emite cartões de crédito nas versões private label (sem bandeira), MasterCard e VISA, estando disponíveis na versão nacional e internacional.

Os juros dos cartões emitidos por lojistas são, geralmente, mais caros do que os praticados por administradoras de cartões de crédito. Os juros são cobrados sempre que o cliente atrasa a fatura, financia a fatura ou faz um parcelamento de compra com juros. Em lojas de vestuário a oferta de aquisição de cartão de crédito é cada vez mais frequente, pois o produto também costuma oferecer vantagens como: descontos, parcelamento exclusivo, sorteios, brindes, etc.

O Cartão a Crédito tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Riachuelo mas, até o momento, não obteve nenhuma resposta.

Parcelar compras sem o consentimento do cliente ou promover a venda casada de produtos é ilegal e fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso seja vítima do mesmo problema a recomendação é procurar o Procon da sua cidade ou diretamente o Ministério Público.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Samsung Wallet facilita o transporte e turismo nas Olimpíadas com novas funções

Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…

9 meses atrás

Como pagar boleto no cartão de crédito do Nubank

Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…

10 meses atrás

Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí

Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…

10 meses atrás

Como fazer um Pix no Nubank pelo cartão de crédito

Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…

10 meses atrás

Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito

Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…

10 meses atrás

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

2 anos atrás