Muitos usuários de cartões de crédito não sabem qual é a diferença entre administradora e bandeira. Comumente escuto termos do tipo “Como aumentar meu limite no cartão de crédito MasterCard?”; “Como tirar a segunda via do cartão Visa?”; “Onde aceita o cartão Itaucard?” dentre outras questões que mostram o quanto muito usuários não entendem a função de cada empresa, bandeira x administradora. A fim de esclarecer essas questões elaboramos uma matéria onde explicamos de maneira sucinta a função da bandeira e da administradora.
Resumindo: a bandeira é apenas responsável pela rede de aceitação e tecnologia envolvida. Ele cede o direito de utilização de seus cartões às administradoras, que são responsáveis pela administração do cartão em questão. A administradora ou banco emissor paga royalties para utilização da bandeira e sua tecnologia.
Muitos clientes entram em contato com a bandeira (exemplo: MasterCard) pedindo a segunda via da fatura ou na tentativa de negociar o valor da anuidade, quando na verdade a solicitação deveria ser feito a administradora do cartão.
BANDEIRA DE CARTÃO
A bandeira do cartão de crédito é responsável pela tecnologia e o credenciamento de estabelecimentos, ela é a parte tecnológica quando o assunto é aceitação. Algumas das bandeiras mais conhecidas são:
BANDEIRAS DISPONÍVEIS NO MERCADO |
|
Bandeira |
Bandeira |
VISA MasterCard ELO American Express Membership Cards Diners Club Internacional Hiper Sorocred AVISTA Aura Discover Planvale |
Cabal Hipercard Good Card Ticket MasterCard Maestro Visa Electron Sodexo Sicredi Banrisul Policard JCB |
A lista de bandeiras disponíveis no mercado é extensa, existem milhares de bandeiras no mercado (nacional e internacional). As mais conhecidas e as mais utilizadas no Brasil são VISA e MasterCard, ambas as bandeiras são aceitas em mais de 2,2 milhões de estabelecimentos em todo o país.
ADMINISTRADORA DE CARTÃO
A administradora é a empresa responsável pela administração do cartão, é ela que define o limite, faz a análise de crédito, envia a fatura, define a cobrança de taxas e da anuidade, atende o cliente pela central de atendimento, etc.
Exemplo de administradoras são: Itaucard, Banco Itaú, BradesCard, Bradesco, Ourocard (Banco do Brasil, Caixa, Santander, HSBC, etc.
A administradora não é responsável pela rede de aceitação do cartão, ela cuida apenas da administração do cartão de crédito/débito.
Veja abaixo um comparativo e entenda qual é a responsabilidade de cada uma:
- Bandeira: Tecnologia de aceitação e o número de estabelecimentos credenciados.
- Administradora: análise de crédito, liberação de limite, envio da fatura, cobrança de dívida, definição da taxa de juros, cobrança de anuidade, atendimento ao cliente, aumento de limite, etc.
O que define se um cartão é ou não bem-aceito é a bandeira e não a administradora.