Esta matéria é um alerta sobre um novo golpe que vem sendo aplicado contra os consumidores e, principalmente, portadores de cartões de crédito. A fatura do cartão de crédito está sendo falsificada, bandidos adulteram o código de barras do boleto bancário da fatura, com isso, em vez do pagamento cair para a administradora, vai direto para a conta-corrente de um criminoso. O consumidor mais desatento não consegue identificar que está sendo vítima de uma fraude, pois o boleto é muito parecido com o emitido pela administradora, nele o golpista coloca inclusive as empresas realizadas no período.
Todo cuidado é pouco, golpistas já falsificam boletos bancários e faturas de cartões de crédito enviadas por Correios.
Prefira pagar a fatura em débito automático – O cadastro do pagamento da fatura em débito automático é a opção mais prática e segura. Entre em contato com a sua administradora e peça para que o pagamento seja realizado automaticamente todos os meses, isso evita que o usuário tenha que pagar um boleto bancário recebido pelos Correios.
Receba a fatura por e-mail – Receber a fatura por Correios está muito perigoso pois você não sabe se o envelope foi violado, ao optar por receber por e-mail o cliente tem a certeza que o documento foi enviado por um e-mail de um remetente seguro do banco.
Não pague o boleto recebido pelos Correios – Caso o pagamento via boleto seja inevitável, gere uma segunda via diretamente pelo site do banco e/ou administradora. É a opção mais segura, já que o usuário tem a certeza de que o documento foi gerado pelo site do banco.
Tenha sempre um antivírus – Existem vírus que alteram o código de barra dos boletos bancários, a dica é ter sempre um antivírus atualizado no computador, principalmente se você for daqueles que utiliza o Internet Banking para pagar contas, fazer transferências, etc.
Verifique se o envelope não está violado – Caso receba uma fatura com o envelope aberto, desconfie, não realize o pagamento caso haja qualquer indício de violação no documento.
Na dúvida, entre em contato com a administradora – Se tiver dúvidas sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa emissora e confirme o código de barras, veja se ele não é falsificado.
Caso tenha sido vítima de uma fatura ou boleto falsificado, entre em contato com a administradora e informe o ocorrido. Não deixe de ir até uma delegacia, é fundamental registrar um boletim de ocorrência.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…