Administradoras têm até o dia 03 de Abril para cumprir a nova regra do CMN, crédito rotativo não poderá ser usado por mais de 30 dias. A intenção do governo é forças os bancos e administradoras a reduzirem os juros dessa modalidade que, atualmente, tem uma das maiores taxas do mercado.
Na semana passada o presidente Michel Temer e o Banco Central (BC) prometeram anunciar mudanças para diminuir os juros dos cartões de crédito. Hoje (26), foi anunciada uma mudança importante e que poderá impactar na redução automática dos juros do crédito rotativo do cartão de crédito que, atualmente, estão em 486% ao ano. O crédito rotativo não poderá ser usado por mais de 30 dias, isso significa que após um mês no pagamento mínimo o cliente deverá efetuar o pagamento total da fatura no próximo vencimento (geralmente em trinta dias) ou então parcelar a fatura através do financiamento, que possui juros menores.
Os bancos e administradoras de cartões de crédito têm até o dia 03 de Abril de 2017 para implementar a mudança que é obrigatória. Eles deverão produzir um novo contrato e enviar aos clientes com, no mínimo, trinta dias, tal como prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Após trinta dias no rotativo o banco poderá definir se a fatura será, automaticamente, financiada (parcelada) com juros menores. Por exemplo, após trinta dias no rotativo o valor pendente de pagamento será, automaticamente, parcelado.
Os juros do parcelamento de fatura giram em torno de 150% ao ano, enquanto os juros do rotativo podem chegar a até 800% ao ano em alguns cartões, sendo que a média atual é de 486% a.a.
Caso a administradora opte por não disponibilizar o parcelamento automático de fatura após trinta dias, o titular deverá quitar o valor total do rotativo até o vencimento da fatura do mês seguinte, caso ele não faça isso se tornará inadimplente, pois a administradora não poderá continuar utilizando o crédito rotativo por mais de um mês.
A tendência é que todos os bancos e administradoras de cartões de crédito disponibilizem o financiamento da fatura após, decorridos, trinta dias da utilização do crédito rotativo (pagamento mínimo) para que o cliente não fique sem opção.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…