Os consumidores que estão com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) irregular junto à Receita Federal do Brasil (RFB) devem ficar atentos, pois a restrição no fisco pode impedir que o contribuinte contrate vários produtos e serviços financeiros, dentre eles o Cartão de Crédito. Quem já tem cartão de crédito pode ainda ter o produto cancelado pela administradora caso não regularize a pendência a tempo com a Receita Federal.
O CPF pode ficar irregular quando o contribuinte não entrega a Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) quando estava obrigado a entregar. Com o documento irregular a pessoa acaba ficando excluída dos produtos e serviços financeiros.
CPF irregular, cancelado, suspenso ou nulo – Essas são situações que exigem atenção. Se o seu Cadastro de Pessoa Física está irregular, procure um posto de atendimento da Receita Federal para regularizar a sua situação o quanto antes, pois a pendência pode trazer muitos transtornos para o consumidor.
CPF IRREGULAR NA RECEITA FEDERAL NÃO É IGUAL A NOME SUJO
É importante salientar que ter o CPF irregular na Receita Federal não é o mesmo que ter o “nome sujo”, ou seja, incluso no cadastro de proteção ao crédito do SCPC ou SERASA.
O motivo mais comum para o Cadastro de Pessoa Física ficar irregular é por pendências com o Imposto de Renda (I.R). Se isso acontecer basta procurar um posto de atendimento para regularizar a situação.
Alguns bancos entram em contato com o cliente informando sobre a situação do CPF e dando um prazo para que o documento seja regularizado, caso contrário o cartão de crédito terá que ser cancelado.
Prejuízos que o consumidor pode sofrer ao ter o CPF irregular:
- Não consegue contratar nenhum produto ou serviço financeiro;
- Fica impedido de abrir conta em bancos;
- Pode ter a conta bancária encerrada;
- Não consegue tirar passaporte;
- Não pode assumir ou prestar concurso público;
- Tem dificuldade para conseguir um emprego registrado;
- Não consegue fazer matrícula em universidades;
- Impossibilidade de registrar uma linha móvel no nome (mesmo que pré-paga);
Portanto, fique atento a situação de seu CPF. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou ainda gratuitamente através do aplicativo “PESSOA FÍSICA” disponível para IOS e Android.