Evite ter uma transação recusada no cartão de crédito. Ao fazer uma compra fora do padrão de consumo ou cujo valor seja muito alto, comunique a administradora com antecedência para evitar a mensagem: compra recusada pela administradora.
Caso tenha a pretenção de realizar uma compra de valor muito alto ou cujo total fuja do padrão de consumo, saiba que você precisará comunicar a administradora antes da transação para evitar que a compra seja recusada pelo setor de segurança, pois a transação está fora do padrão de consumo do titular do cartão de crédito.
Por exemplo, se a sua média de gastos sempre é de até R$500 por mês e, do nada, você precisa comprar algo de R$ 5 mil, precisa comunicar a administradora – mesmo que tenha limite suficiente – pois a maioria dos bancos utiliza uma ferramenta flexível de liberação de limite para prevenir fraudes financeiras, evitando o uso indevido do cartão de crédito.
Exemplos de compras que precisam ser comunicadas à administradora com antecedência:
- Veículos
- Imóveis;
- Transações cujo valor fuja do padrão de consumo (média de gastos);
- Compras de valor muito elevado (mesmo que tenha limite);
- Tentativas de compras que excedam o limite de crédito (mesmo que o cartão esteja com a opção AVALIAÇÃO EMERGENCIAL DE CRÉDITO ativada)
O consumidor pode até tentar fazer a compra sem comunicar a administradora, mas as chances de ter a transação não aprovada pela administradora é muito grande. Ao entrar em contato com a administradora e manifestar o interesse em realizar uma transação de determinado valor o atendente criará um aviso que o titular foi identificado e informou o interesse em realizar tal transação, além de simular o limite para saber se a compra pode ou não ser aprovada.
Ao entrar em contato com a administradora para fazer uma comunicação prévia de compra tenha em mãos a seguintes informações:
- Cartão de crédito
- Local de compra (município e, se possível, nome do estabelecimento);
- Valor da compra (média prevista);
- Data e possível horário da compra;
Quando uma compra é recusada a administradora tenta imediatamente entrar em contato com o titular. Por isso é fundamental manter seus dados de contato sempre atualizados. Caso já esteja no estabelecimento basta atender a ligação do setor de segurança, reconhecer a tentativa de compra e, posteriormente, realizar uma nova tentativa para ter a transação aprovada.