Cartão de Crédito

Compras com senha do cartão de crédito não podem ser contestadas

A senha do cartão de crédito e/ou débito é pessoal e intransferível. Neste artigo falaremos sobre a dificuldade de se contestar uma transação fraudulenta no cartão de crédito caso ela tenha sido autorizada mediante a digitação da senha do cartão.

No Brasil é comum as pessoas emprestarem o cartão de crédito ou débito com a senha para parentes ou amigos, o hábito é condenado pelos bancos e administradoras de cartão de crédito, pois o uso do plástico é pessoal e intransferível. Caso o titular queira compartilhar o limite com um terceiro deve solicitar um ou mais cartões adicionais; geralmente as administradoras permitem que cada cartão tenha até 3 (três) adicionais, também conhecidos como dependentes.

Em caso de fraude em compras pelas internet com cartão de crédito é possível contestar a transação junto a administradora e, assim, recuperar o dinheiro (divulgação)

Caso um terceiro realize uma compra em estabelecimento físico mediante a digitação da senha do cartão de crédito, fica muito difícil contestar a transação junto a administradora do cartão de crédito e/ou banco responsável pelo cartão de débito.

A contestação de compra só pode ser utilizada em caso de fraude. Caso o cliente tenha digitado a senha ou então fornecido o código para um terceiro, o banco não se responsabiliza em caso de fraude.

Na justiça há várias decisões favoráveis as administradoras em processos de compras fraudulentas mediante a digitação da senha. Caso a administradora prove que a transação foi feita com o cartão original (isto é, não foi com um cartão clonado), o titular fica responsável pelo pagamento da transação em caso de fraude.

Compras fraudulentas pela internet são mais fáceis de se contestar – Já as compras pela internet com cartão de crédito são mais simples de se contestar. As compras online não exigem a digitação da senha pessoal, o titular só precisa informar o número do cartão, data de validade e código de segurança. As compras fraudulentas pela internet são rotina das administradoras, a segurança do meio de pagamento – neste caso – é de responsabilidade do emissor/administrador do cartão.

Coação ou sequestro – Caso as compras fraudulentas tenham sido realizadas mediante a coação, raramente o consumidor consegue o cancelamento sem entrar com uma ação na justiça. A boa notícia é que a justiça tem se posicionado a favor do consumidor em caso de compra com digitação da senha mediante a coação.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Samsung Wallet facilita o transporte e turismo nas Olimpíadas com novas funções

Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…

9 meses atrás

Como pagar boleto no cartão de crédito do Nubank

Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…

10 meses atrás

Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí

Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…

10 meses atrás

Como fazer um Pix no Nubank pelo cartão de crédito

Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…

10 meses atrás

Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito

Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…

10 meses atrás

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

2 anos atrás