O estabelecimento ofertou o parcelamento da compra sem juros no cartão de crédito mas o valor foi lançado com juros na sua fatura? Veja o que fazer.
Na hora de realizar uma compra parcelada o consumidor deve ficar atento ao plano oferecido pelo estabelecimento, pois a compra pode ser parcelada com ou sem incidência de juros. Caso a transação seja parcelada sem juros, isso significa que o valor à vista é o mesmo do parcelado. Quando a compra é parcelada com juros há incidência de vários encargos pelo parcelamento, o que aumenta o valor total da transação.
No momento do pagamento o consumidor deve ficar atento ao parcelamento com ou sem juros. Há casos em que o estabelecimento oferece 12x sem juros mas – por um erro do funcionário – o parcelamento é feito com juros pela máquina de cartão e não pelo estabelecimento.
Em caso de divergência de valor, prazo ou plano de pagamento o consumidor deve reclamar diretamente ao estabelecimento ou site responsável pela transação. A administradora não pode alterar o plano de pagamento acordado entre o cliente e o estabelecimento, pois o custo da transação é rateado entre a máquina de cartão, bandeira e administradora.
Em caso de erro no plano de pagamento o consumidor deve solicitar a empresa que passou a compra o estorno e, posteriormente, lançamento do valor no devido plano de pagamento.
Caso o estabelecimento não queira corrigir o valor da transação, o consumidor deve procurar o Procon ou a justiça para resolver o conflito.
Os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar o parcelamento sem juros, mas caso ofereçam essa opção ela deve ser honrada.
Uma forma de descobrir se a transação foi ou não passada certo é conferindo o recibo do pagamento no momento da compra, no canhoto da máquina de cartão geralmente é informado se a transação foi feita à vista, isto é, em uma única parcela ou se o cliente optou pelo parcelamento/financiamento.
No momento do processamento da transação o estabelecimento deverá optar por “parcelamento pelo estabelecimento” para que a compra seja realizada sem juros. Se o parcelamento foi feito pela máquina haverá a cobrança de encargos de financiamento. O custo do parcelamento pode ser repassado tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…