No Brasil a maioria dos cartões de crédito possuem chip de segurança e senha. Em compras presenciais o portador deve digitar a senha (de quatro ou seis dígitos) para que a transação seja validada pela maquininha. Em compras pela internet e/ou por telefone o procedimento já é diferente, pois a senha não é solicitada. As transações em sites são validadas através do código de segurança, que são três dígitos impressos no verso do cartão, próximo a tarja de assinatura.
Em comprar pela internet ou telefone a senha não é necessária, a autenticação é feita pelo código de segurança, que são os três últimos números impressos no verso do cartão de crédito. A senha para compras só deve ser digitada na máquina em compras presenciais, o próprio consumidor deve digitar na maquininha, jamais deve informá-la a terceiros. A senha é criptografada no chip do cartão, ela só pode ser validada em compras presenciais, as compras online são feitas sem a necessidade de digitação da senha, pois o sistema de aprovação utilização é diferente.
Jamais informe a sua senha em compras pela internet e/ou telefone.
Para utilizar um cartão de crédito na internet é necessário apenas as seguintes informações:
- Os 16 números do cartão de crédito;
- Código de segurança (três últimos números do verso do cartão – próximo da tarja magnética);
- Data de validade;
- CPF do titular (apenas em alguns sites);
- Telefone do titular (apenas em alguns sites);
- Endereço de recebimento da fatura (confirmação em apenas alguns sites);
- Nome impresso no cartão;
As informações necessárias para comprar online são justamente aquelas que estão impressas no cartão. É por esse motivo que a maioria das fraudes cometidas com cartão de crédito são através da internet, pois, qualquer pessoa que tenha tido contato com seu cartão de crédito é capaz de utilizá-lo em uma transação fraudulenta na internet.
Ocultar o código de segurança dificulta – Embora as administradoras não recomendem o procedimento, ocultar o código de segurança (CVC) pode dificultar que alguém mal-intencionado que tenha tido contato com seu cartão realize uma transação fraudulenta. Coloque um adesivo sobre o código de segurança, isso evitará que alguém anote ou fotografe essas informações para posterior utilização na internet.
Sem o código de segurança (impresso no verso), não é possível realizar transações pela internet e/ou por telefone. Diferentemente das informações do cartão, o código de segurança não é gravado em relevo no cartão de crédito.