Pediu para parcelar no cartão de crédito e foi cobrado à vista? Veja como solucionar o problema do parcelamento.
A possibilidade de parcelamento é o grande diferencial do cartão de crédito como meio de pagamento. Por meio do plástico é possível parcelar em até 12x sem juros; em alguns estabelecimentos há condições especiais de parcelamento, podendo chegar a até 24x fixas (com juros). Neste artigo falaremos sobre uma situação desagradável que pode acontecer: o estabelecimento pode errar e lançar o valor da compra à vista em vez de parcelado, gerando um grande transtorno ao consumidor.
A administradora não pode reverter a forma de pagamento, pois a condição de pagamento é acordada entre o cliente (titular do cartão) e o estabelecimento. Em caso de divergência quanto ao prazo ao valor da compra, a transação deve ser contestada junto ao estabelecimento.
O estabelecimento deve estornar a compra e, posteriormente, lançar o valor correto na opção de parcelamento escolhida pelo cliente.
As compras parceladas custam – quase sempre – mais aos estabelecimentos, pois a taxa de antecipação de recebíveis pode chegar a até 10% do valor da compra.
O lançamento à vista pode gerar diversos transtornos para o consumidor, principalmente se a compra for de valor alto e o cliente não tiver o dinheiro para pagamento total da fatura na data de vencimento.
Caso o portador do cartão de crédito não tenha percebido o erro no momento do pagamento, deve voltar ao estabelecimento e informar o ocorrido. Se o estabelecimento não quiser estornar a transação lançada à vista e relançar o valor parcelado, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, tal como o Procon, ou então a justiça.
Infelizmente alguns estabelecimentos agem de má-fé e lançam a compra à vista intencionalmente, pois o valor total da transação é pago pela administradora mais rápido.
Ligar na administradora para pedir para lançar o valor parcelado não adianta, pois a condição de pagamento é feita entre o cliente e o estabelecimento. A administradora de cartão de crédito não possui autonomia para alterar o valor e prazo de pagamento, visto que as taxas da bandeira, administradora e máquina de cartão são acordadas no momento do pagamento e podem variar de acordo com o prazo de pagamento.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…